Existem pessoas que entendem que o processo do mundo e suas mudanças não tem qualquer objetivo e carece de propósito. Esse conhecimento é muito limitado, levando aqueles que o possuem a apagarem-se às pequenas coisas, como se fosse tudo.
Outras pessoas entendem que a vida é representada por uma variada multiplicidade, desconectada entre si, permanente e sempre desigual. Essa categoria de conhecimento, embora seja superior à primeira, ainda é limitada e incompleta.
Por fim, existem aqueles cujo conhecimento ou compreensão reconhece uma constante Unidade entre todos os seres, ou seja, o Único e Indiviso e sempre o Mesmo Espírito Universal na multiplicidade de elos.
Esta última modalidade representa o Conhecimento Sintético, considerado pelos Grandes Seres como o mais elevado e excelente conhecimento.
Aquele que entra no Barco desse Conhecimento, ainda que seja o maior entre os pecadores, poderá navegar a salvo sobre todos os seus pecados.
o conhecedor da Síntese não volta a cair na obscuridade do entendimento, reconhecendo sempre a todos os seres vivendo dentro do Espírito Universal, que é o seu Princípio de Vida.
No processo de transformação do mundo não há nada que purifique tanto quanto esse conhecimento.
Assim como uma grande fogueira transforma em cinzas a lenha que é colocada sobre ela, o Fogo do Conhecimento Sintético, consome de todas a ações a impureza do apego.
Exercite esse Conhecimento, procurando não só relacionar-se com as pessoas como também resolver os problemas do quotidiano pensando que “todos os seres, inferiores em estágio de evolução como superiores, participam de uma mesma vida e formam nos espaços infinitos um só corpo cósmico.”
Se você fizer isso direitinho, verificará que essa compreensão transcendente, tal qual uma grande fogueira, queimará a impureza do apegos de todas suas ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário