sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Metamorfose


Toda a matéria existente no Planeta possui  uma composição de Energia Cristalizada, tratada no Gita pelo nome de Gunas,  que desempenha um papel muito importante no nosso processo de transformação.  Essa Energia manifesta-se de três formas diferentes: Energia de Inércia (Tamas) - Energia de Movimento (Rajas)  e Energia de Harmonia(Satwa).
Essas Energias correspondem à nossa VERDADEIRA NATUREZA. Se somos mais  obscuros e lentos (tamas), ou mais instáveis e inquietos (Rajas) ou mais Harmônicos e equilibrados, isso vai depender do tipo dessa energia que predomina em nosso corpo material.
É exatamente essa composição energética  de  nosso corpo que determina a qualidade de nossas ações e reações no processo da vida. Essa Energia também carrega na sua composição os códigos do nosso Karma, sendo a grande operadora da Lei de Causa e Efeito.
"Os aspirantes,  ocupados no processo do mundo, o qual está DOMINADO PELAS TRÊS GUNAS, não descobrem que o Divino em seus corações, as transcende e permanece imaculado(Gita X,I).
"Não há nada sobre a terra nem entre os Devas no Céu, que esteja livre da influência das energias cristalizadas (Gunas) existente na matéria.(Gita X, 19).
Como essas Energias também estão presentes nos alimentos, podemos usá-las como uma ferramenta  de transformação de nossa natureza(Mente), consumindo alimentos sátwicos e, assim,aumentando a Energiade natureza sátwica em nosso corpo.
"Quando a energia sátwica aumenta no aspirante, ocorre, então, que a LUZ DA SABEDORIA ESPIRITUAL flui através do corpo e compenetra todos os chacras e  veículos receptores(BgG XI,13).
ALIMENTOS SÁTWICOS  - "Aos aspirantes convêm  alimentos de natureza SÁTWICA, que aumentam a longividade, a inteligência, a força física, a saúde. São agradáveis e proporcionam alegria e também são oleosos, azeitosos, vitalizantes e de bom sabor.(Gita IX, 8).
ALIMENTOS RAJÁSICOS - "Os alimentos preferidos pelas pessoas de natureza RAJÁSICAS são amargos, azedos, salgados, muito quente, picantes ou cáusticos, os quais chegam a produzir dores, tristeza e enfermidades".(Gita IX,9)
ALIMENTOS TAMÁSICOS - "Os alimentos que são preferidos pelas pessoas de natureza TAMÁSICA são velhos, decompostos e corrompidos, feitos de restos ou  sem consagrar"(Gita IX,10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário