Toda a matéria existente em nosso planeta, inclusive aquela que constitui o nosso corpo, contém, na parte sutil de sua estrutura, três tipos de energia, que a Ciência Sagrada chama de qualidades da matéria.
A primeira delas, que é a mais densa de todas, o Bhagavad Gita a denomina de TAMAS. Trata-se de uma uma energia de inércia e obscuridade que exerce uma forte influência sobre as pessoas, submetendo-as a estados indolência, irresponsabilidade e sono excessivo. Quando esta energia tamásica predomina numa pessoa, além da obscuridade do discernimento, gera-se nela preguiça, despreocupação e perversão.
A segunda, RAJAS, que, ao contrário da primeira, é uma energia de movimento e atividade, impulsiona os seres humanos para execução de ações que geram apegos aos seus frutos. Esta energia é fonte de múltiplos e intermináveis desejos. Quando ela predomina numa pessoa, gera-se objetividade, cobiça, mera iniciativa para as ações, inquietação e ansiedade.
A terceira, SATWA, é uma Energia de natureza reveladora, pura e benéfica, que revela o conhecimento sintético e conduz à felicidade. Quando ela predomina no ser humano, a Luz da Sabedoria Espiritual flui através do Corpo e compenetra todos os Chacras e Veículos receptores.
Tudo que existe em nosso Planeta sofre a influência desses três tipos de Energia ou Qualidades da Matéria, também conhecidas como Três Gunas ou Trigunas.
As nossas ações, emoções, sentimentos, conhecimento, alegria, paz, saúde, longevidade, bem-estar e felicidade sofrem uma forte e decisiva influência da forma e proporcionalidade como essas Energias do Universo estão distribuídas em nossos corpos.
Os alimentos que consumimos em nosso dia a dia obviamente também apresentam esses três tipos de energia.
Os alimentos satwicos, especialmente indicados para os aspirantes da Senda Espiritual e para aquelas pessoas que querem conviver com um tipo de energia saudável e harmoniosa, são agradáveis e proporcionam alegria. Eles aumentam a força física, a saúde, a longevidade e a inteligência. São suculentos, azeitosos, vitalizantes e de bom sabor.
Os alimentos de qualidade Rajásica são amargos, azedos, salgados, picantes, muito quentes, cáusticos e irritantes. Produzem doenças, dores e tristeza.
Por fim, os alimentos tamásicos são insípidos, velhos, decomposto e corrompidos. Transmitem uma energia de obscuridade, inércia, irresponsabilidade e perversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário