O seres humanos funcionam movidos por três tipos de Energia sutil, que movimenta o processo do mundo e que está presente em todas as coisas materiais, no nosso corpo e também nos alimentos que ingerimos.
A Energia Sátwica (pura e harmônica), que, em razão da sua pureza, benéfica e reveladora natureza, nos impulsiona para o conhecimento do processo de transformação do mundo e para a conseqüente felicidade.
A Energia Rajásica (instável e agitada), que nos impulsiona para execução de atos com apego aos seus frutos, e, por fim, a Energia Tamásica(de Inércia ou obscuridade), que conduz todas as pessoas para estados de irresponsabilidade, inércia e sono excessivo.
Quando ingerimos alimentos Sátwicos, que são puros e harmônicos, trazemos para o nosso corpo a sua correspondente energia sátwica, de pureza e harmonia.
Uma característica desses alimentos, é que eles são agradáveis, suculentos, oleosos, vitalizantes e de bom sabor. Eles também proporcionam alegria, aumentam a longevidade, a inteligência, a força física e a saúde.
As frutas, os cereais integrais, as verduras, as leguminosas, o leite, o queijo e o mel são alguns desses alimentos de natureza pura e harmônica.
Os alimentos Rajásicos são amargos, azedos, salgados, muito quente, picantes, irritantes ou cáusticos Eles fornecem preponderantemente a energia de instabilidade e Agitação. Outra característicva dos alimentos Rajásicos é que eles causam, entre outros males, dores, tristeza e enfermidades.
Os alimentos Tamásicos são velhos, insípidos, decompostos e corrompidos. Eles enchem o nosso corpo da Energia da Inércia e da obscuridade, que,além de prejudicar a saúde do corpo, obscurece nosso discernimento.
Essas energias sutis, que ainda não estão no Catálogo da Ciência Moderna, foram descobertas e reveladas pelos Grandes Mestres da Sabedoria antiga do Oriente.
Observe o efeito delas no seu corpo e na sua mente e você poderá constatar que se trata se trata de uma revelação que tem o respaldo da Ciência da Realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário