segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os Defeitos dos seres humanos na visão da Unidade

             
   Apego, paixão,  ira, orgulho, inimizade, vaidade, ambição, ingratidão, egoismo, sentimento de solidão, conceito e propósito equivocados, são realidade que brotam na alma humana com a finalidade de proporcionar experiências de crescimento e evolução.
       O meu orgulho, apego, ambição e vaidade  vão  me impulsionar  à realização de ações equivocadas,  cujo resultado vai gerar algum sofrimento, que, por sua vez, se transformará  em experiência e conhecimento.
       Essa é uma realidade fundamentada nas Leis Divinas que regem o funcionamento da Vida Universal. Portanto, aprendamos a conviver com essas emoções aparentemente negativas, mas que têm um papel importante no nosso processo de  expansão da Consciência.
            No fluxo da Vida, tudo converge para a evolução dos seres criados. Até o aparente retrocesso significa, na verdade, um processo de transformação evolutiva.
 Todos os seres criados carregam nas suas entranhas um poder e uma energia  que os impulsionam irresistivelmente  para a evolução. Esse é o futuro maravilhoso de todas as criaturas, sem exceção alguma.
A exortação é no sentido de que aprendamos a conviver com essas emoções, ainda carentes de harmonia,  na certeza de que elas estão em processo de transformação. Não fiquemos impacientes, nem nos desesperemos porque  elas são sementes de Luz e Consciência.
Firmado esse pacto de convivência harmoniosa com as nossas emoções transitórias, voltemos o nosso olhar para o Ser Eterno, que faz morada, sob a forma de  Luz, no Santuário do nosso Coração. Esse é um Mistério Supremo   da Vida, agora ao alcance de todos os seres humanos.
Quando estivermos nos relacionando com outras pessoas,  estejamos  conscientes  da transitoriedade das suas emoções desarmônicas e  estendamos  o nosso olhar até o  Santuário do  seu Coração  para reverenciar  o Divino que ali reside.
Percebendo a Divina Presença no coração do ser mais amado,  dos  amigos, inimigos, parentes, estranhos, sábios, ignorantes, indiferentes, mudaremos a qualidade de nossas ações.
Quando nos relacionarmos  com uma pessoa considerada como difícil, chata, insuportável, esqueçamos essas qualidades transitórias dela  e nos lembremos da sua natureza Divina e Eterna.
 Esse aspecto permanente é que representa, em verdade, a pessoa com quem estamos nos relacionando. O outro aspecto é como se fosse a sua sombra.
As qualidades consideradas negativas hoje existem, mas no futuro desaparecerão, porque são sementes de consciência ainda  envolta em camadas de obscuridade.
Essa percepção é o que se chama  Discernimento Espiritual, aquisição muito  importante para  nos ajudar na realização de ações legítimas e justas.
Quem o possui  esse Conhecimento Espiritual transcende as ações tanto as de resultados agradáveis com aquelas de resultados desagradáveis, não mais caindo na obscuridade do seu entendimento.
Ainda que sejamos o maior de todos os transgressores das Leis Universais, se tivermos esse conhecimento  poderemos navegar a salvo sobre todos os nossos equívocos do passado.
Da mesma forma que uma fogueira transforma em cinzas a lenha que é colocada sobre ela, assim o Discernimento Espiritual consome, em todas as ações, a impureza do apego.
Nada purifica e transforma tanto no processo do mundo como esse Conhecimento Espiritual. É aquele que nos faz perceber   todos os seres integrando uma Grande Unidade, que tudo abarca, nutre, sustenta e dirige.
A grande meta de todos nós é percebermos essa  Sagrada Unidade que  brilha, como Luz Divina, no coração de todas as Criaturas.

           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário