segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Bhagavad Gita


          Nós, os seres humanos,  possuímos  quatro faculdades básicas  através das quais funcionamos  no processo do mundo. As Faculdade do Conhecimento,  do Desejo, da  Ação e da Síntese(Gita IV,7).  No estágio atual de evolução,  o nosso funcionamento é tríplice envolvendo apenas as três primeiras faculdades, que atuam de forma descordenada e exclusiva.
Nesse contexto, ou somos intensamente atividade (ação), sem a correspondente  emoção-sentimento (faculdade do desejo) e conhecimento. Ou somos intensamente conhecimento, sem sentimento nem ação. Ou somos intensamente emoção-sentimento, sem ação nem conhecimento. Nosso funcionamento, neste estágio, é de separação e não de unidade.
          Essas  faculdades, na verdade, são Energias Divinas, de extraordinária pureza, que se projetam do Ser (Atma) para movimentar o processo evolutivo da nossa alma. Quando essas Energias entram em contato a base material, que são os nossos corpos, físico e sutis, os encontram  recheados de energias densas (Gunas),  originárias do nosso Karma e refletidas como cargas, condicionamentos e uma diversidade de emoções desarmônicas. Daí porque essas faculdades funcionam de forma limitada.
        A grande meta a alcançar é a purificação  desses corpos para que eles possam ancorar e refletir a pureza das  energias sintéticas do Ser (Atma). Alcançada essa meta, a nossa quarta faculdade, a da Síntese, entra em atividade e passa a coordenar o funcionamento das demais faculdades.
    O conhecimento, a devoção (Desejo), a Ação e a Síntese  são as principais ferramentas de purificação dos nossos corpos. Dessas, o Conhecimento Síntético é a Suprema. Nada, no processo do mundo, purifica e transforma tanto quanto esse conhecimento(Gita   ).
     Pela primeira vez no Planeta,  foram revelados os Dharmas (Leis de funcionamento) dessas quatro faculdades dos Seres Humanos. Essa revelação está no Gita de 26 capítulos. O estudo e a prática desses Dharmas purificam e harmonizam as nossas faculdades e nos permitem uma aproximação ao Santuário do Coração.

      Esse Gita simplesmente revela as Leis Eternas de funcionamento  da Vida Universal. Vamos nos aproximar desse oceano de Sabedoria com reverência e devoção, certos de que as fragilidades serão todas queimadas no Fogo do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário