segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A Prática do Bhávana

A Prática do Bhávana consiste na constante recordação do conceito da unidade transcrito a seguir. Essa Prática nos leva à percepção da Unidade, fazendo-nos compreender que tudo nasceu de dentro do Espírito Universal, que a tudo compenetra e a tudo sustenta, numa ordem constante e em vida eterna.
Conceito da Unidade ou Bhávana
"
Penso com Amor Divino que todos os seres nasceram de dentro do Espírito Universal que a tudo compenetra e a tudo sustenta numa ordem constante e em Vida Eterna. Portanto, todos os seres, inferiores como superiores participam de uma mesma vida e formam nos espaços infinitos um só corpo cósmico."

Como realizar a prática do BhávanaSente-se confortavelmente numa cadeira e repita esse conceito por alguns minutos, quanto mais, melhor. Não existe nenhuma restrição quanto ao tempo. O ideal é que isso seja feito mentalmente, porém, no começo, pode ser praticado verbalmente. Essa prática pode ser feita em qualquer momento e lugar e por qualquer pessoa, sem qualquer restrição.

Os benefícios que se alcançamEntre 0s grandes benefícios,que a prática do Bhávana nos proporciona, podemos mencionar: redução e eliminação do estresse, paz interior, tranquilidade,calma,contentamento,humildade,harmonia e alegria. Essa Prática aumenta a nossa capacidade de amar ao próximo.

A fundamentação científica da práticaComo se sabe, o egoísmo, que é a causa básica dos nossos sofrimentos, fundamenta-se numa visão separatista segundo a qual somos seres isolados e não temos nenhuma conexão com as demais criaturas. Com essa visão limitada, a nossa tendência é realizar ações egoistas, voltadas unicamente para os nossos interesses, sem qualquer preocupação e respeito pelos outros seres.

A prática da Unidade vai aos poucos reformulando os conceitos da nossa mente, fazendo-a compreender que somos parte de uma imensa Vida e que todos os seres vivos estão verdadeiramente ligados entre si pelos sagrados laços do Amor.

Um comentário:

  1. Vc poderia fazer um artigo explicando a origem desta prática... expor mais detalhes históricos... o que acha?

    ResponderExcluir