sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O Medo



O Medo é uma manifestação de uma Energia da Vida, conhecida na literatura do Bhagavad Gita, como Energia Tamásica. 
Essa Energia de Maya tem o poder de perturbar as pessoas, imobilizando-as e fazendo-as prisioneiras da ilusão.
Ele atua obscurecendo a inteligência e criando na mente uma realidade adversa, que absolutamente não existe. Depois de imobilizada e assustada pelo medo, a alma humana busca saídas.
Aí é onde começa a fase de criação daquelas mentiras que podem nos levar não só a agir equivocadamente, como também a um grande precipício. Imaginamos mil coisas assustadoras. Criamos riscos e perigos absolutamente inexistentes. Verdadeiros fantasmas tomam conta da nossa fragilizada imaginação.
A grande arma para vencer o medo gerado pela nossa imaginação é avançar em sua direção. Fazendo isso, vamos constatar que ele tem a mesma natureza e resistência da neblina e da fumaça. Não ostentam uma realidade concreta. Existe apenas no mundo da mente.
É nesse sentido o ensinamento do Bhagavad Gita, quando preleciona que devemos reconhecer "a obrigação de realizar as legítimas e justas ações, como também a necessidade de omitir as ilegítimas e equivocadas, discernindo entre a escravidão gerada pelo Medo e a liberação obtida mediante a coragem". (Gita XI,7).

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Tecnologia do Pensamento


O pensamento carrega uma poderosa Energia de construção e desconstrução. 

Use esse Poder Divino para reformatar, na sua Mente, os conceitos que lhe mantêm prisioneiro do apego, raiva, medo, tristeza, violência e desânimo. Assuma o controle dos seus pensamentos. Arranje um tempo para cultivar a saudável prática de pensar construtivamente.
Quem não pensa, vive impulsionado pelos pensamentos dos outros, perdido no processo da vida e distanciado do Centro da Consciência. A tecnologia moderna é uma grande conquista, mas não deve nos separar de nós mesmos.
O desafio é usá-la moderadamente, sem perder de vista a necessidade de cultivar o saudável hábito do pensar construtivo.
Quando pensamos previamente num ato que vamos realizar, o fazemos de forma mais perfeita, porque a luz do pensamento ilumina os detalhes desse ato.
Quando pensamos naquilo que sonhamos alcançar, estamos potencializando, com a Energia do pensamento, a realização desse sonho.
Quando pensamos na Sabedoria, estamos nos aproximando dela, ajudados pela força do pensamento. 
Quando pensamos em Deus, estamos em Meditação, que é uma fonte infinita de bênçãos. 
O pensamento é um Poder Divino que o conduz  para onde você  focar. Foque  no  Coração, a Morada do Silêncio, aí existe um novo conceito de felicidade. Pense nisso!


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O Estudo da Ciência da Síntese pelo Bhagavad Gita

O Bhagavad  Gita revela o Mapa completo dos caminhos que nos conduzem, do Vale da Ignorância, para a Montanha da Sabedoria. A jornada evolutiva é bem assim. Partimos do Vale da Ignorância da Separatividade para a Montanha Sagrada da Unidade, onde mora a Sabedoria.
O Gita ensina "Quando teu entendimento houver transcendido a ignorância da separatividade, então obterás a revelação de todos os ensinamentos, não só do conhecido, como também do que está por conhecer"(Gita XVIII,13).
Como se vê, a grande Meta é a compreensão da Unidade.
Essa compreensão os seres humanos vêm obtendo, de forma muito sofrida, pelos caminhos pedregosos do Karma.Como operadora do Karma, a Energia Rajásica  impusiona os seres humanos para a realização de ações que geram apego a seus frutos e, em consequência, sofrimento.
"A Energia Rajásica leva consigo o desejo, nascido dela mesma e associado com outros desejos contínuos e mais fortes. Esta Energia impulsiona os seres humanos para a execução de atos que geram apegos a seus frutos".(Gita X,5).
Pelo Karma e sob a tutela de Rajas, a evolução ocorre assim.  Você é impulsionado e realiza uma ação.Fica apegado ao resultado (a pessoas, patrimônio, fama, imagem,etc). Esse apego é abalado pela dinâmica dos relacionamentos. Você aí sofre.
O seu sofrimento gera uma luzinha de conhecimento e, com ela, você expande sua consciência e se desapega. Adquire, assim, um pouquinho de conhecimento da Unidade, mesmo sem saber.
É dessa forma que a humanidade tem evoluído até aqui. A Ciência da Unidade é o Grande Segredo agora revelado. Nem os grandes Mestres da espiritualidade tradicional o conheciam.
Faz apenas 100 anos que essa parte do Bhagavad Gita foi revelada. Nem a tradição da India conhecia esse Segredo, apesar de possuir um Gita de 18 Capítulos há milhares de anos.
Com a Ciência Sagrada da Unidade agora disponível, podemos, pelo estudo metódico do Bhagavad Gita alcançar, em uma única vida, um nível de evolução que não alcançamos em milhares de vidas.
Como se vê, somos privilegiados e devemos agradecer à Divina Hierarquia por estarmos no Planeta Terra neste exato momento.
Quem compreender a magnitude desse momento e perseverar no esforço de estudar esta Ciência do Sagrado, certamente alcançará frutos maravilhosos.
Ninguém  se preocupe com as dificuldades iniciais. Elas serão todas ultrapassadas. Vivemos numa Era em que a compreensão dessa Ciência é impulsionada por uma Energia Especial da Hierarquia Divina. Todas as pessoas, sem exceção alguma, estão aptas para esse conhecimento.



Feed d

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Metamorfose


Toda a matéria existente no Planeta possui  uma composição de Energia Cristalizada, tratada no Gita pelo nome de Gunas,  que desempenha um papel muito importante no nosso processo de transformação.  Essa Energia manifesta-se de três formas diferentes: Energia de Inércia (Tamas) - Energia de Movimento (Rajas)  e Energia de Harmonia(Satwa).
Essas Energias correspondem à nossa VERDADEIRA NATUREZA. Se somos mais  obscuros e lentos (tamas), ou mais instáveis e inquietos (Rajas) ou mais Harmônicos e equilibrados, isso vai depender do tipo dessa energia que predomina em nosso corpo material.
É exatamente essa composição energética  de  nosso corpo que determina a qualidade de nossas ações e reações no processo da vida. Essa Energia também carrega na sua composição os códigos do nosso Karma, sendo a grande operadora da Lei de Causa e Efeito.
"Os aspirantes,  ocupados no processo do mundo, o qual está DOMINADO PELAS TRÊS GUNAS, não descobrem que o Divino em seus corações, as transcende e permanece imaculado(Gita X,I).
"Não há nada sobre a terra nem entre os Devas no Céu, que esteja livre da influência das energias cristalizadas (Gunas) existente na matéria.(Gita X, 19).
Como essas Energias também estão presentes nos alimentos, podemos usá-las como uma ferramenta  de transformação de nossa natureza(Mente), consumindo alimentos sátwicos e, assim,aumentando a Energiade natureza sátwica em nosso corpo.
"Quando a energia sátwica aumenta no aspirante, ocorre, então, que a LUZ DA SABEDORIA ESPIRITUAL flui através do corpo e compenetra todos os chacras e  veículos receptores(BgG XI,13).
ALIMENTOS SÁTWICOS  - "Aos aspirantes convêm  alimentos de natureza SÁTWICA, que aumentam a longividade, a inteligência, a força física, a saúde. São agradáveis e proporcionam alegria e também são oleosos, azeitosos, vitalizantes e de bom sabor.(Gita IX, 8).
ALIMENTOS RAJÁSICOS - "Os alimentos preferidos pelas pessoas de natureza RAJÁSICAS são amargos, azedos, salgados, muito quente, picantes ou cáusticos, os quais chegam a produzir dores, tristeza e enfermidades".(Gita IX,9)
ALIMENTOS TAMÁSICOS - "Os alimentos que são preferidos pelas pessoas de natureza TAMÁSICA são velhos, decompostos e corrompidos, feitos de restos ou  sem consagrar"(Gita IX,10).


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dharma & Saúde

    As Leis Universais que regem o Funcionamento da Vida são muito importantes para a felicidade dos seres humanos. O Bhagavad Gita de 26 Capítulos  ensina que, se for   movida  por seus próprios desejos, sem preocupar-se em cumprir essas leis, a pessoa não consegue a visão da bem-aventurança cósmica, nem a bênção do Conhecimento, nem a comunhão com  Divino no Santuário do Coração(Gita VIII, 24).
    Esse Evangelho da Unidade  também ensina que  as Leis Universais são reveladas, de tempos em tempos, pelos Emissários Divinos e que elas têm, entre outras, a função de PRESERVAR A SAÚDE E VIDA DOS SERES (Gita II,5).
    Como ocorre essa relação entre as Leis Universais,  a Saúde do Corpo Físico e a conservação de  nossa  Vida nesse Planeta ?  A  resposta é simples. 
    Quando, em nossas ações diárias, agimos conforme essas leis, aumentamos o grau de comunhão com o Princípio Divino em nós e, com essa união fortalecida, os órgãos internos se fortalecem,  o nosso  Corpo Físico adquire maior saúde e imunidade, e a nossa vida é conservada(Gita VIII,24).
  Quando, por outro lado, desenvolvemos os nossos atos com violação a essas Leis do Funcionamento Universal, aprofundamos o nosso estado de separação entre a alma individual  e  o Princípio Divino em nós e, como conseqüência, ficamos com os nossos órgãos internos fragilizados e vulneráveis aos perigos próprios do processo do mundo.
    Essas  Leis Universais,  que foram reveladas pela Hierarquia Divina para proteger a Saúde Física, Mental, Espiritual, nossa própria Vida e para nos proporcionar a Verdadeira Felicidade  estão expostas, de forma completa, no Bhagavad Gita de 26  Capítulos (Gita VIII,25) e, também, nas Revelações Divinas que vieram através de outras Emissários Divinos, como Jesus, Buda, AmmaBhagavan, entre muitos outros.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Barco do Conhecimento

  
Muitos Mestre do passado tecerem e os do presente ainda tecem  críticas ao Conhecimento como uma aquisição que atrapalha mais do que ajuda. 
Essas críticas são verdadeiras no que diz respeito ao Conhecimento separatista e  limitado da espiritualidade antiga.
Precisamente aquele conhecimento sem base sintética,  que infla o Ego e o torna inapto para a Yoga ou Comunhão com o Divino, única forma verdadeira de conhecer Deus.
    O Conhecimento revelado pelo Gita é o Sintético que, ao contrário daquele  de base analítica, imobiliza o Ego e reformata os seus conceitos em uma  base de Síntese o Unidade.
   O operador desse processo de reformatação mental é o Intelecto ou Mente Superior que, utilizando os conceitos sintéticos,  recebidos  através do estudo da Ciência da Síntese,  revelada no Bhagavad Gita, realiza o trabalho de reeducação da nossa Mente Emocional (Manas).
     Esse trabalho somente pode ser feito pelo Intelecto ou Mente Superior,  que é mais sutil que a Mente Emocional.
    As ações realizadas com os sentidos não conseguem fazer diretamente  essa transmutação, porque  a Mente Emocional é mais sutil que os Sentidos e o mais denso não tem poder de influenciar  o mais sutil.
   Daí a vantagem do Conhecimento Sintético em relação a outros processos de purificação, como Rituais, Atos de Caridade, Sacrifícios, entre outros.
      Esse Evangelho Universal também ensina que, ainda que sejamos o maior de todos os pecadores, poderemos navegar a salvo sobre todos os pecados,  se entrarmos  no Barco do Conhecimento, ou seja, se ingressarmos  num processo de aquisição do Conhecimento de Deus(Gita  XXIV,18).
   Está escrito no Bhagavad Gita: “....e também há os que alcançam Deus pelo ESTUDO METÓDICO e pelo CONHECIMENTO”.(Gita IV,18).
  Se realizarmos o estudo corretamente, o resultado é certo. Também contamos com o suporte Divino, sempre indispensável, mas o fator preponderante no processo de cognição é esforço.
“Seja qual for o modo como  busquem  os aspirantes, Deus os enaltece EM PROPORÇÃO AOS SEUS ESFORÇOS. Portanto, todos os homens podem andar pelo caminho que conduz a Deus.”(Gita IV,24).
               



                

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O controle da Mente


 O ENSINAMENTO É DO SENHOR KRISHNA


Bhagavan KRISHNA, o maior Avatar de todos os tempos da Índia, ensina que a MENTE pode ser controlada através da prática do CONHECIMENTO SINTÉTICO. Este “CONHECIMENTO OU COMPREENSÃO é aquele que reconhece a permanente Unidade em todos os seres, sem divisão, sempre o mesmo, na multiplicidade dos elos.” Vamos explicar como o Controle da Mente ocorre segundo a doutrina do Bhagavad Gita, de 26 Capítulos.
OS NÍVEIS DE SUTILIDADE
Primeiro, precisamos saber que as principais FACULDADES dos seres humanos estão estruturadas em níveis de sutilidade. Os SENTIDOS são sutis. A MENTE EMOCIONAL , cuja natureza é emoção e desejo, é mais sutil que os SENTIDOS. O INTELECTO (Mahat), também conhecido como MENTE SUPERIOR, cuja natureza é inteligência e síntese, é mais sutil do que a MENTE EMOCIONAL. O  Ser (Atma) é mais sutil do que o INTELECTO.
A FACULDADE MAIS SUTIL CONTROLA A MENOS SUTIL
É um conhecimento estabelecido que uma faculdade humana só pode ser controlada por outra mais sutil do que ela. Assim, a MENTE EMOCIONAL pode controlar os SENTIDOS, mas o oposto não é verdade. O INTELECTO OU MENTE SUPERIOR, pode controlar a MENTE EMOCIONAL, mas o oposto não ocorre. O Ser (Atma) controla todas as faculdades, mas não pode ser controlada por nenhuma delas.
A MENTE EMOCIONAL OPERA NA ANÁLISE
A Mente Emocional opera e processa o CONHECIMENTO ANALÍTICO, que é de separação e está em conexão com o Ego ou Alma individual.
O INTELECTO OPERA NA SÍNTESE
Já o Intelecto opera o CONHECIMENTO SINTÉTICO, que está em conexão com o nosso Divino, o Espírito Universal ou Atma.
O CONHECIMENTO SINTÉTICO ACALMA A MENTE
Quando começamos a adquirir o conhecimento sintético, semeando-o no campo da nossa Mente Emocional, estamos, ao mesmo tempo, aquietando-a.
A ATIVAÇÃO DA FACULDADE DO INTELECTO
O Conhecimento Sintético ativa a faculdade do Intelecto(Mahat), também conhecida como Mente Superior, que, em razão de sua sutilidade, compenetra a Mente Emocional e tem o poder de controla-la. No atual estágio de evolução, o nosso Intelecto(Mahat) tem estado inativo.
A TRANSFORMAÇÃO PELA COMPREENSÃO DA UNIDADE
A instabilidade e inquietação da Mente Emocional tem sua raiz no conceito equivocado de Separação, que também é a causa de todos os nossos sofrimentos.
A LUZ DA SÍNTESE
Quando os CONCEITOS DE UNIDADE OU SINTESE são semeados na Mente Emocional, irradiam a Luz da Unidade no campo mental, iluminando-a e  fazendo-a compreender a Unidade, o Todo.
O FOGO DO CONHECIMENTO
Essa compreensão da Unidade, tal qual um Fogo, queima todos os nossos apegos, que são os sustentáculos das cargas e condicionamentos e, em consequência, promove uma profunda purificação e transformação em nossa alma.
A PRÁTICA DO CONHECIMENTO
Pratique o Conhecimento Sintético, mantendo na mente e recordando sempre o Bhávana ou Conceito da Unidade, ensinado pelos Mestres da Sabedoria Universal:
BHÁVANA OU CONCEITO DA UNIDADE
“Penso, com Amor Divino, que todos os seres nasceram de dentro do Espírito Universal, que tudo compenetra e tudo sustenta, numa ordem constante e em vida eterna.
Portanto, todos os seres, inferiores e superiores, participam de uma mesma Vida e formam, nos espaços infinitos, um só Corpo Cósmico.”