terça-feira, 16 de junho de 2015

O Divino está florescendo no coração do homem

  
     O projeto divino para o futuro dos seres humanos é maravilhoso. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Toda perfeição divina está latente nele,  apenas aguardando o tempo de sua manifestação.
     A vida, portanto,  é um processo eterno de revelação da perfeição e  das  maravilhas divinas, escondidas no coração de todos os seres. Tudo está mudando a todo momento. A Consciência Divina está, a todo instante, sendo instalada.
      O Tempo caminha, a passos largos, puxando o grande carrossel das mudanças. Atrás dele, a grande procissão dos seres  humanos segue, atônita,  sem compreender os mistérios dessa jornada infinita.
     Não existe nenhuma possibilidade de alguém se perder. Todos os seres, sem exceção alguma, alcançarão a meta. Todos somos  sementes de glória e  felicidade em processo de florescimento.  O Divino está florescendo, a cada momento,  no coração de todos os seres.
      Por mais adversa que seja a realidade que você vive no presente, não perca a esperança porque, além daquilo  que os nossos, ainda limitados,   sentidos alcançam, existe um horizonte de paz e alegria eternas nos esperando
     Todos nós fomos  criados para sermos  felizes. O sofrimento  que experimentamos no presente é fruto de uma  compreensão ainda   limitada dos processos eternos da vida. O Divino está florescendo em todos os corações. Alegremo-nos com esse conhecimento divino.
       

        

sábado, 6 de junho de 2015

A alma na doutrina do Bhagavad Gita

A Alma, também conhecida como Jiva,  é um  Fragmento do Espírito Santo Universal (Atma), de natureza eterna,   que funciona na marcha do  mundo mediante os Cinco Sentidos e a Mente.  Na verdade, a alma é o Atma  manifestado nos  seres individuais.
Utilizando como ferramenta, para seu funcionamento, os Sentidos da Audição, Visão, Paladar, Tato, Olfato e também  a Mente, esse Fragmento Divino, no curso de sua evolução, tanto  objetiva como  subjetiva,  adquire experiências,   não só através dos relacionamentos,  mas também pelo contato com os objetos do mundo.
 A vida, na verdade, é feita de relacionamentos geradores de experiências. A alma leva   consigo essas experiências do passado, que são assimiladas  pelo seu veículo causal, passando a formar os registros kármicos, que posteriormente vão impulsionar o seu processo evolutivo.
 Como uma consciência fragmentária,  ligada ao corpo físico e centralizada inteiramente nele, a alma (Jiva)  é uma entidade  lerda e preguiçosa,  que se  preocupa mais com os deleites corporais do que com a proteção do próprio corpo, salvo como instrumento de prazer.
Enquanto permanece  nesse estado,  o homem vive na ignorância. O conhecimento constitui a grande ajuda para a alma livrar-se desse estado.
Embora sua   natureza  seja  Divina e   Eterna, a alma (Jiva)  atua no corpo humano  como  uma entidade inerte, a mercê das forças qualitativas da matéria, as conhecidas  Trigunas satwa, rajas e tamas.
As  forças qualitativas  da matéria (Gunas), na verdade,  são Energias Divinas, que operam os conteúdos dos  karmas individuais com vistas à evolução. Até certa etapa do processo evolutivo,  elas presidem o funcionamento tríplice dos seres humanos.
Quando o Karma individual ainda está em  operação,  as cargas, condicionamentos e demais elementos gerados pelas experiências passadas constituem  o combustível impulsionador das ações. 
Quando a alma (Jiva)  evolui o suficiente para  desapegar-se completamente dos frutos das ações (Sanyasa) e render-se (Tyaga),  o Supremo Deus,  manifestado no Santuário do Coração como Atma, passa a ser, Ele próprio,  o seu inspirador e  o impulsionador de seus atos.  O Jiva  transforma-se em Jivatma Esse é o grande objetivo a ser alcançado no processo evolutivo do seres humanos. A Alma, que era desfrutadora do corpo,  transforma-se  na conhecedora do corpo.
Dentre  todos os conhecimentos, aquele relativo ao  do nosso próprio estado de alma individual (Jiva)  é considerado como de grande importância. Ninguém deve preferir os prazeres da vida a esse conhecimento.
Por conhecimento, deve-se entender o fato de tomar contato com o Espírito Santo Universal(Atma), presente no Santuário do Coração dos seres humanos. O Bhagavad Gita nos ensina como  lograr esse contato.
A grandeza dos ensinamentos do Gita está  no fato de  que não só orienta  como lograr o contato com o Divino no Santuário do  Coração, mas também  como viver a vida de acordo com os princípios da Lei Eterna. Essa é a  essência dos ensinamentos desse Livro Sagrado. 
Em seu estado cosmológico, Espírito e Matéria encontram-se em condição de completa união. No corpo dos seres humanos, porém, essa união ainda é incompleta. A causa disso é que,  apesar de  o homem ter sido sido criado como um ser completo em si mesmo,  não alcançou o estado de  um ser integral, porque  ainda funciona com uma consciência fragmentária.
No ser humano, a união incompleta de Espírito e Matéria deve-se ao fato de que   a capacidade do homem de sentir-se consciente do Espírito Universal (Atma) fica reduzida por força do excesso de conhecimento que a sua condição de alma individual (Jiva) lhe impõe. Os adeptos do Conhecimento Sintético logram a liberação,  porque  estão livres dessa causa limitante.


quarta-feira, 3 de junho de 2015

O Programa Universal da evolução dos seres humanos.

 
      A evolução humana desenvolve-se dentro de uma dinâmica que leva em conta  os  resultados das ações, o Karma. Os frutos dos atos, portanto, são os fatores usados pelo Sistema Evolutivo Mundial para construção, nos nossos corpos, do novo Programa (karma) que deve ser seguido por cada ser humano em sua próxima  jornada evolutiva. As Gunas ou Qualidades da Matéria são as Energias Inteligentes responsáveis pela execução desse Programa Divino.
     Por conta desse Programa é que, na maioria das vezes, os atos são realizados  de forma automática. As Cargas e Condicionamentos, gerados a partir das experiências de vida, impulsionam os seres humanos a realizar ou não realizar os atos, mesmo sem desejar.
    Esse  Sistema evolutivo, guiado por Leis Eternas Inteligentes,  funciona dentro de uma perfeição absoluta com vistas a proporcionar-nos as experiências necessárias  para nossa evolução.
     Veja-se essa verdade  através das quatro  Leis antigas da Espiritualidade Indiana. Essas Leis e a sua  nota explicativa   poderá lançar muita luz para compreensão o tema:

     1ª Lei  - "A pessoa que cruza o nosso caminho é a pessoa certa." "Nada ocorre por acaso em nossas vidas. Todas as pessoas que nos rodeiam, que interagem conosco, estão ali por uma razão, para que possamos aprender a evoluir em cada situação. Lembremos que, tanto aquelas que trazem experiências benéficas e agradáveis como aquelas que protagonizam experiências maléficas e desagradáveis, ambas nos proporcionam lições importantes para nosso crescimento no processo evolutivo.”
      2ª Lei - "O que aconteceu é a única coisa que poderia ter acontecido." Absolutamente nada que ocorre em nossas vidas podia ter  ocorrido  de outra maneira, nem mesmo o detalhe mais insignificante! Não existe: “Se acontecesse tal coisa talvez pudesse ter sido diferente...” Não! O que aconteceu foi a única coisa que poderia ter ocorrido e teve que ser assim para que pudéssemos aprender uma lição e, então, seguir adiante. Todas e cada uma das situações em nossas vidas são perfeitas, mesmo que nossa tendência seja resistir em aceitar.”
      3ª Lei  - "Qualquer momento que algo se inicia é sempre o momento certo" .“Tudo começa num momento determinado; nem antes, nem depois!É quando estamos preparados para que algo novo aconteça em nossas vidas que o processo se inicia. Assim, de nada adianta nossa ansiedade para que algo aconteça, nem nossa rejeição por um certo acontecimento. TUDO ESTÁ SEMPRE CERTO, obedecendo à matemática da Justiça Cósmica.”
     4ª Lei - “Quando algo termina, termina.”“É simples assim! Sempre que algo termina em nossas vidas é para nossa evolução. Portanto, é melhor desapegar-nos, erguermos a cabeça e seguirmos adiante, enriquecidos com mais essa experiência.”
    Como se vê,  O Processo evolutivo da vida segue uma Programa Divino e Perfeito.