segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O controle da Mente


 O ENSINAMENTO É DO SENHOR KRISHNA


Bhagavan KRISHNA, o maior Avatar de todos os tempos da Índia, ensina que a MENTE pode ser controlada através da prática do CONHECIMENTO SINTÉTICO. Este “CONHECIMENTO OU COMPREENSÃO é aquele que reconhece a permanente Unidade em todos os seres, sem divisão, sempre o mesmo, na multiplicidade dos elos.” Vamos explicar como o Controle da Mente ocorre segundo a doutrina do Bhagavad Gita, de 26 Capítulos.
OS NÍVEIS DE SUTILIDADE
Primeiro, precisamos saber que as principais FACULDADES dos seres humanos estão estruturadas em níveis de sutilidade. Os SENTIDOS são sutis. A MENTE EMOCIONAL , cuja natureza é emoção e desejo, é mais sutil que os SENTIDOS. O INTELECTO (Mahat), também conhecido como MENTE SUPERIOR, cuja natureza é inteligência e síntese, é mais sutil do que a MENTE EMOCIONAL. O  Ser (Atma) é mais sutil do que o INTELECTO.
A FACULDADE MAIS SUTIL CONTROLA A MENOS SUTIL
É um conhecimento estabelecido que uma faculdade humana só pode ser controlada por outra mais sutil do que ela. Assim, a MENTE EMOCIONAL pode controlar os SENTIDOS, mas o oposto não é verdade. O INTELECTO OU MENTE SUPERIOR, pode controlar a MENTE EMOCIONAL, mas o oposto não ocorre. O Ser (Atma) controla todas as faculdades, mas não pode ser controlada por nenhuma delas.
A MENTE EMOCIONAL OPERA NA ANÁLISE
A Mente Emocional opera e processa o CONHECIMENTO ANALÍTICO, que é de separação e está em conexão com o Ego ou Alma individual.
O INTELECTO OPERA NA SÍNTESE
Já o Intelecto opera o CONHECIMENTO SINTÉTICO, que está em conexão com o nosso Divino, o Espírito Universal ou Atma.
O CONHECIMENTO SINTÉTICO ACALMA A MENTE
Quando começamos a adquirir o conhecimento sintético, semeando-o no campo da nossa Mente Emocional, estamos, ao mesmo tempo, aquietando-a.
A ATIVAÇÃO DA FACULDADE DO INTELECTO
O Conhecimento Sintético ativa a faculdade do Intelecto(Mahat), também conhecida como Mente Superior, que, em razão de sua sutilidade, compenetra a Mente Emocional e tem o poder de controla-la. No atual estágio de evolução, o nosso Intelecto(Mahat) tem estado inativo.
A TRANSFORMAÇÃO PELA COMPREENSÃO DA UNIDADE
A instabilidade e inquietação da Mente Emocional tem sua raiz no conceito equivocado de Separação, que também é a causa de todos os nossos sofrimentos.
A LUZ DA SÍNTESE
Quando os CONCEITOS DE UNIDADE OU SINTESE são semeados na Mente Emocional, irradiam a Luz da Unidade no campo mental, iluminando-a e  fazendo-a compreender a Unidade, o Todo.
O FOGO DO CONHECIMENTO
Essa compreensão da Unidade, tal qual um Fogo, queima todos os nossos apegos, que são os sustentáculos das cargas e condicionamentos e, em consequência, promove uma profunda purificação e transformação em nossa alma.
A PRÁTICA DO CONHECIMENTO
Pratique o Conhecimento Sintético, mantendo na mente e recordando sempre o Bhávana ou Conceito da Unidade, ensinado pelos Mestres da Sabedoria Universal:
BHÁVANA OU CONCEITO DA UNIDADE
“Penso, com Amor Divino, que todos os seres nasceram de dentro do Espírito Universal, que tudo compenetra e tudo sustenta, numa ordem constante e em vida eterna.
Portanto, todos os seres, inferiores e superiores, participam de uma mesma Vida e formam, nos espaços infinitos, um só Corpo Cósmico.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário