domingo, 22 de fevereiro de 2015

A Culpa é das Estrelas!

   Um discípulo questiona o seu Mestre: "Krishna, que impulsiona irresistivelmente um homem a pecar e também a fazer atos meritórios, mesmo sem desejar"(Bhagavad Gita).
    Na mesma linha de questionamento, o Apóstolo Paulo dirige-se a Jesus, mais ou menos nestes termos: Senhor, por que, muitas vezes, não consigo fazer o bem que quero e outras vezes, não consigo evitar de fazer o mal que não quero?
   Esses questionamentos falam bem alto da  do estado de escravidão em que ainda se encontram os seres humanos, que são impulsionados irresistivelmente para agir ou não agir, mesmo contra a própria vontade.
  A verdade é que ainda não alcançamos o estágio do  domínio próprio. As nossas ações são impulsionadas pelas energias dos condicionamentos, cargas, traumas e outras marcas do passado. Essas energias constituem-se em obstáculos para a evolução.
   Daí porque o Sistema de Evolução Universal pressiona sobre elas  no sentido da sua expulsão. Essa pressão repercute no nosso sistema interno individual forçando a realização de  ações desequilibradas e indesejadas.
   Evidente, portanto, a nossa situação de seres ainda subjugados pelas qualidades de matéria (gunas) e pelo Karma (resultado das ações).
  Quando,impulsionados pelo Karma e pelas qualidades da matéria (cargas, condicionamentos, etc), agimos sem equilíbrio nem autocontrole, na verdade  somos também vítimas das nossas próprias ações.
  Por conhecerem profundamente essa realidade, é que os grandes Seres que guiam a nossa evolução orientam, com insistência,  no sentido do não julgamento, do perdão, da aceitação e da compreensão.
  É esse o verdadeiro caminho. Como julgar e condenar  as nossas próprias ações e as  dos nossos semelhantes no estágio de ignorância em que ainda nos encontramos? Perdão e acolhimento são receitas da Sabedoria e do Amor.
   Mesmo porque o  Universo tem seus próprios mecanismos de ação. Ele opera a Lei Eterna de Causa e Efeito(Lei do Karma): A causa gera o efeito e o efeito(resultado) se transforma em nova causa, que conduz ao aprendizado. 
   Essa Lei da Natureza opera no sentido da Justiça e do Amor, conduzindo os seres humanos para o seu destino de Felicidade e Eterna Bem-Aventurança. Condenar a si próprio ou aos outros configura uma intervenção indevida nos mecanismos de funcionamento da Vida Universal. Isso gera sofrimento.
   Não culpe nem se culpe. A Culpa é das Estrelas...







2 comentários: