quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A COMPREENSÃO DA UNIDADE

 
  A vida no Universo está envolta por um grande Véu,  que dificulta a percepção da Realidade. Trata-se de um tipo  de obscuridade que faz com que percebamos, em todos, os seres, uma uma vida separada.
  Assim, vemos o universo pela ótica da separação. Consideramos a nós próprios como alguém que está separado dos demais seres. Neste contexto, nasce e floresce em nossa alma o Egoismo com todas as suas ilusões.
    O Egoismo surge a partir de uma forma  limitada  de olhar a Vida. Vê-se tudo separado, quando, em verdade, tudo está em conexão, em unidade. "Vê, em verdade,quem vê a Unidade e percebe o múltiplo e o unitário funcionamento"( Bhagavad Gita, edição SDM).
   A percepção fundada na separação  reflete-se profundamente na qualidade de nossa vida. Cultivamos e desenvolvemos relacionamentos de competição, ao invés de cooperação  e buscamos a felicidade fora de nós, quando ela reside no mais íntimo do nosso ser. Nesta forma limitada de percepção  está a causa de todos os  sofrimentos.
    A  compreensão da Unidade  é a  luminosa lâmpada da Sabedoria que revela o grande  Mistério  do Universo, que é uma Existência Una, Indivisa e Eterna, manifestando-se como múltipla e separada. 
    É a Compreensão de que, no mais íntimo de cada criatura, reside essa  Divina Presença Única, que dá vida e sustenta todos os seres. Com ela, enxergamos o Divino  nos nossos amigos, naqueles que se consideram nossos inimigos, nos nossos parentes, naquela pessoa que mais amamos,  nos sábios, nos ignorantes, nos estranhos, nos indiferentes e em todos os seres.
   Essa compreensão eleva a  qualidade de nossas ações. Agimos com a consciência  do aspecto divino que se oculta nas pessoas do nosso relacionamento.
   Daí nasce o Discernimento Espiritual.  E , também,  desenvolve-se  o Amor sem as barreiras da Ilusão, o Amor  Incondicional.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O PENSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA A PROSPERIDADE.

 
      O pensamento é um ato que realizamos com a nossa mente. É, portanto, um ato mental.  Constitui, na maioria das vezes, algo automático e compulsório que se executa em nossa mente sem que tenhamos sobre isso qualquer domínio ou controle.
     Os pensamentos vagueiam sobre o nosso mundo mental fazendo-nos, com frequência, experimentar emoções e sentimentos que não só  agridem a nossa paz  como também  perturbam o nosso bem-estar.
   Embora, no presente estágio evolutivo, seja muito difícil silenciar os pensamentos, podemos redirecioná-los para trabalharem  pela nossa prosperidade  material e espiritual.
    Na matéria que constitui os nossos corpos, estão armazenados os átomos que formam as Cargas e Condicionamentos, originados a partir das experiências que constituem a nossa jornada evolutiva.
  Esses átomos somente podem ser transformados pela Energia da Unidade. Nos  pensamentos espiritualmente orientados,  essa  Energia está presente.
   Desta forma, podemos, através dessa Energia que o  pensamento conduz,  não só iluminar as áreas obscuras de nossa mente como também curar as áreas enfermas, dissolvendo cargas e condicionamentos e criando, em consequências, condições favoráveis para que alcancemos prosperidade material e espiritual.
    Existem cinco modalidades de pensamentos que  ajudam no processo de purificação e  também contribuem para a nossa  prosperidade.
    Pensamento-Excelências Divinas  ocorre  quando pensamos nas  maravilhas de Deus (na sublime engenharia do corpo humano, nas maravilhas da natureza, nos astros, nos oceanos, nas florestas, etc.). Este é um tipo de pensamento que,  como os demais aqui mencionados, purifica os nossos corpos, ajudando nosso  processo evolutivo.
  Pensamento-Conhecimento  é pensar nas Leis Universais  que regem os processos de transformação do mundo. Essas leis estão reveladas, sob formas diversas,  em textos como a Bíblia Sagrada ("Amai o próximo como a si mesmo."), Bhagavad Gita ("Deus existe transcendentalmente em todas as suas manifestações, nenhuma das quais prefere ou rejeita"), e nos ensinamentos dos Grandes Seres, como AmmaBhagavan ("Tudo é perfeito do jeito que é").
   Refletir sobres essas  Leis Universais   conduz à felicidade porque este tipo de pensamento proporciona gradualmente o conhecimento dos processos cósmicos.
    Pensamento-Desejo  é o  pensar naquele modo de agir que conduz à realização dos  desejos. À medida que direcionamos o pensamento para  o objeto dos desejos, vamos descobrindo a forma correta de agir para realizá-los. A Energia do Pensamento, desta forma direcionada, vai  ajudar a remover os obstáculos que nos impedem de realizar os nossos desejos.
    Pensamento-Ação é o tipo de pensamento que revela a forma de agir  para conseguir um resultado específico. Quando direcionamos o pensamento para a ação que vamos realizar, essa Energia do Pensamento  ilumina os caminhos dessa ação, facilitando, assim, o alcance  do resultado que temos em vista.
    Pensamento em Deus - Pensar em Deus é Meditar. Essa modalidade de pensamento gera paciência, poder e capacidade  para obtenção de bons resultados em todos os atos.
      Essas modalidades de pensamento podem nos ajudar muito na realização das ações e dos nossos desejos. Com elas, torna-se possível redirecionar os  pensamentos para que eles, ao invés de atrapalharem nossa vida, atuem como nossos colaboradores.
       A experiência pode revelar aos interessados a eficácia  dessas leis do pensamento.
 
   




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A ALEGRIA E A INTELIGÊNCIA !

   
   Toda a matéria existente em nosso planeta, inclusive aquela que constitui o nosso corpo, contém, na parte sutil de sua estrutura, três tipos de energia, que a Ciência Sagrada chama de qualidades da matéria.
     A primeira delas, que é a mais densa de todas, o Bhagavad Gita a denomina de TAMAS. Trata-se de uma uma energia de inércia e  obscuridade que exerce uma forte influência sobre as pessoas, submetendo-as a estados indolência, irresponsabilidade e sono excessivo. Quando esta energia tamásica predomina numa pessoa, além da obscuridade do discernimento, gera-se nela  preguiça,  despreocupação e  perversão.
    A segunda, RAJAS, que, ao contrário da primeira,  é uma energia  de movimento e atividade, impulsiona os seres humanos para execução de ações que geram apegos aos seus frutos. Esta energia é fonte de múltiplos e intermináveis desejos. Quando ela predomina numa pessoa, gera-se  objetividade, cobiça, mera iniciativa para as ações, inquietação e ansiedade
   A terceira, SATWA, é uma Energia de natureza reveladora, pura e benéfica, que revela o conhecimento sintético e conduz à felicidade. Quando ela predomina no ser humano, a Luz da Sabedoria Espiritual flui através do Corpo e compenetra todos os Chacras e Veículos receptores. 
    Tudo que existe em nosso Planeta sofre a influência desses três  tipos de  Energia ou Qualidades da Matéria, também conhecidas como Três Gunas ou Trigunas.  
     As nossas ações, emoções, sentimentos, conhecimento, alegria, paz, saúde, longevidade,  bem-estar e felicidade sofrem uma forte e decisiva influência  da forma e proporcionalidade como essas Energias do Universo  estão distribuídas em nossos corpos.
   Os alimentos que consumimos em nosso dia a dia obviamente também apresentam esses três tipos de energia. 
   Os alimentos satwicos, especialmente indicados para os aspirantes da Senda Espiritual e para aquelas pessoas que querem conviver com um tipo de energia saudável e harmoniosa,  são agradáveis e proporcionam alegria. Eles  aumentam a força física, a saúde, a  longevidade e  a inteligência. São suculentos, azeitosos, vitalizantes e de bom sabor.
    Os alimentos de qualidade Rajásica são amargos, azedos, salgados, picantes, muito quentes, cáusticos e irritantes. Produzem doenças, dores e tristeza.
     Por fim, os alimentos tamásicos são insípidos, velhos, decomposto e corrompidos. Transmitem uma energia de obscuridade, inércia, irresponsabilidade e perversão.