quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A COMPREENSÃO DA UNIDADE

 
  A vida no Universo está envolta por um grande Véu,  que dificulta a percepção da Realidade. Trata-se de um tipo  de obscuridade que faz com que percebamos, em todos, os seres, uma uma vida separada.
  Assim, vemos o universo pela ótica da separação. Consideramos a nós próprios como alguém que está separado dos demais seres. Neste contexto, nasce e floresce em nossa alma o Egoismo com todas as suas ilusões.
    O Egoismo surge a partir de uma forma  limitada  de olhar a Vida. Vê-se tudo separado, quando, em verdade, tudo está em conexão, em unidade. "Vê, em verdade,quem vê a Unidade e percebe o múltiplo e o unitário funcionamento"( Bhagavad Gita, edição SDM).
   A percepção fundada na separação  reflete-se profundamente na qualidade de nossa vida. Cultivamos e desenvolvemos relacionamentos de competição, ao invés de cooperação  e buscamos a felicidade fora de nós, quando ela reside no mais íntimo do nosso ser. Nesta forma limitada de percepção  está a causa de todos os  sofrimentos.
    A  compreensão da Unidade  é a  luminosa lâmpada da Sabedoria que revela o grande  Mistério  do Universo, que é uma Existência Una, Indivisa e Eterna, manifestando-se como múltipla e separada. 
    É a Compreensão de que, no mais íntimo de cada criatura, reside essa  Divina Presença Única, que dá vida e sustenta todos os seres. Com ela, enxergamos o Divino  nos nossos amigos, naqueles que se consideram nossos inimigos, nos nossos parentes, naquela pessoa que mais amamos,  nos sábios, nos ignorantes, nos estranhos, nos indiferentes e em todos os seres.
   Essa compreensão eleva a  qualidade de nossas ações. Agimos com a consciência  do aspecto divino que se oculta nas pessoas do nosso relacionamento.
   Daí nasce o Discernimento Espiritual.  E , também,  desenvolve-se  o Amor sem as barreiras da Ilusão, o Amor  Incondicional.

Um comentário: