terça-feira, 22 de novembro de 2011

As Leis de funcionamento do Ser Humano

        O ser humano é um Universo em miniatura, tanto na sua estrutura interna como nas Leis do seu Funcionamento. Se quisermos ter um bom desempenho na vida, devemos procurar conhecer profundamente esse microcosmo. Neste artigo, vamos fazer uma abordagem sucinta sobre esse tema.
       O homem é formado de Espírito, Matéria e Energia. A Energia é matéria em movimento e a Matéria é energia condensada. O corpo humano é uma estrutura material e a Energia é a força que a põe em funcionamento.
      O Espírito Universal, que é o Grande Fundamento de toda Criação e a base sobre a qual se sustenta a Vida, criou, dentro Dele mesmo, o Ser Humano, que funciona movido pela Energia Universal.
      Embora inseparável entre todos os seres, esse Espírito Universal funciona dentro de cada criatura, no Santuário do Coração, parecendo separado. Isso por força da sua transcendência ou elevadíssimo grau de sutilidade. Ele reside, pois, dentro de todos os seres, impulsionando-os à perfeição no processo da Vida por meio da Energia.
       A Energia Universal, que põe em funcionamento esse pequeno mundo chamado homem, apresenta-se sob a forma de Conhecimento, Desejo, Ação e Síntese. Para que o ser humano possa desempenhar-se bem na vida , ele precisa conhecer essas Leis de Funcionamento.
      O Conhecimento apresenta-se sob três modalidades. A primeira e mais elevada, é o Conhecimento Sintético, que reconhece a constante Unidade de todos os Seres ou o Único e Indiviso Espírito Universal na multiplicidade das criaturas.
      A segunda, é o Conhecimento Múltiplo, que, em todos os seres, vê unicamente a multiplicidade variada, como algo permanente e desigual. E a terceira e última, é o Conhecimento Obscuro, que julga que o processo do mundo e suas mudanças não têm nenhum objetivo nem propósito.
      Como o conhecimento é a principal base de toda ação, aqueles que não alcançam o Conhecimento correto não conseguem desempenhar-se bem no processo da vida.
     O Desejo, por sua vez, precisa estar em harmonia com o Conhecimento Sintético para que possa funcionar como uma energia harmônica. Quando isso não acontece, ele conduz o ser humano a ações desequilibradas, que produzem frutos amargos.
     A Ação precisa ser necessária e, ao mesmo tempo, executada sem desejar o seu fruto, desapegadamente, sem afeto nem aversão.
      Quando essas três faculdades humanas, conhecimento, desejo e ação, funcionam de forma independente e desarmônica, o homem não consegue ser feliz nem realizar ações corretas. O ideal a alcançar é um funcionamento unificado ou sintético. A faculdade da Síntese é a responsável por esse tipo de funcionamento.
      O Bhagavad Gita, edição da Suddha Dharma Mandalam, com 26 Capítulos, em cuja fonte bebemos o conhecimento aqui exposto, apresenta, em detalhes, as Leis Universais relativas ao Conhecimento, ao Desejo, à Ação e à Síntese. O estudo dessa matéria representa uma importante contribuição para que possamos nos desempenhar melhor no complexo processo do mundo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A METAMORFOSE DAS BANANAS

         Esta semana, um dos nossos vizinhos presenteou-nos com um cacho de bananas maduras, cultivadas no seu sítio. Como todo o cacho estava totalmente maduro, fui ao mercado Tales Ferraz, aqui em Aracaju (SE), onde comprei duas dúzias completamente verdes.
       Imaginava que essas bananas verdes fossem demorar uns três dias para amadurecerem. Qual não foi a minha surpresa! No dia seguinte, uma penca delas já havia mudado de cor. Estava em avançado processo de amadurecimento! Nunca antes havia prestado atenção ao amadurecimento das bananas!
        Fiquei a imaginar o milagre dessa singela metamorfose. As cascas das bananas, que num dia eram verdes, no seguinte estavam amarelas, os frutos, duros num dia e no outro, moles. Sem dúvida, algo misterioso ocorreu no interior dessas bananas! Um processo de transformação invisível concretizou-se! Não vi acontecer, mas, pelo resultado, tenho certeza que ocorreu.
        Quantas coisas maravilhosas ocorrem no dia a dia da vida e não prestamos atenção! Não vi o processo de transformação das bananas se realizando, mas tenho certeza que ele aconteceu, porque, no dia seguinte, vi o resultado: as cascas das bananas ficaram amarelas e os frutos amoleceram.
         Sentado à mesa para comer essa fruta, refleti! Quem mudou a cor das cascas das nossas bananas? Quem amoleceu os frutos delas de um dia para outro?  Quem fez tudo isso, na minha presença e eu não vi?
       Não contemplei o semblante de Deus, mas tenho certeza que Ele, invisível e onipresente, foi quem realizou aquela obra de transformação? Quem mais, a não ser  Ele, poderia ter amadurecido as minhas bananas?
       Deus está em nós, perto de nós e em todo lugar, realizando a sua obra e não O percebemos. A sua Simplicidade nos confunde e desconcerta. Estamos sempre focados em coisas aparentemente grandes e importantes, e não percebemos as maravilhas da Ação Divina conduzindo amorosamente os processos da vida.
       Quantas lições Deus nos propicia a todo momento e não prestamos atenção. Nunca havia ficado atento a esse maravilhoso ensino que a simplicidade da vida oferece. Neles, sem dúvida,o milagre natural é onipresença misteriosa de Deus fazendo nascer, crescer, amadurecer, dar frutos e transformar todas as coisas.
      Sem dúvida, a Vida é o maior de todos os Mestres. Nela reina silenciosamente o Amor que nos oferece, a todo instante, grandes ensinamentos. Veja-se, por exemplo, o papel desempenhado pelos alimentos no ciclo da vida. Eles transportam, no seu interior, as Energias Divinas que nos permitem viver e, para isso, consomem-se num maravilhoso gesto de amor!
     Com esta experiência, aprendi uma grande lição. Se olharmos o movimento da vida com atenção e simplicidade, acessaremos o mais elevado conhecimento, que reflete o maravilhosos funcionamento da Unidade na Multiplicidade.
































 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O controle da mente através do Conceito da Unidade


        A mente é, por natureza, inquieta e agitada. Constitui uma faculdade poderosa cujo controle é extremamente difícil. O Bhagavad Gita nos diz que o seu controle é “tão difícil como sujeitar o vento”, mas nos ensina, também, que esse controle é possível através do Conceito da Unidade ou Bhávana (B. Gita XIV,1-3, ed. SDM).
        Ela é a sede do pensamento e a condutora das ações humanas. Sofre a influência da  consciência do ego, que lhe infunde a ideia equivocada de separatividade. Os conceitos que ela forma a partir dessa base separatista são de natureza limitada, porquanto não contemplam a verdadeira posição do homem no contexto do Universo.
        A visão equivocada de que o homem é um ser separado cria um campo propício para que a mente gere e cultive pensamentos errados que, por sua vez, constituem a causa principal de muitas ações desnecessárias, cujos resultados trazem muitos dissabores.
        O objetivo a alcançar é construir na mente uma base sintética que tenha o poder não só de harmonizá-la com tudo o que integra a Grande Vida como também de eliminar a multidão de pensamentos que nela sobrevivem alimentados pela ideia errônea da separatividade. Quando a mente é iluminada pela Luz da Unidade, tudo nela se transforma.
        A ferramenta básica para construção dessa base sintética é o Bhávana ou Conceito da Unidade, que têm o poder intrínseco de harmonizar a mente e transformar completamente a nossa vida. Contemplemo-lo:

    “Todos os Seres nasceram de dentro do Espírito Universal que a tudo compenetra e a tudo   sustenta numa ordem constante e em Vida Eterna. Portanto, todos os Seres, inferiores como Superiores, participam de uma mesma Vida e formam, nos espaços infinitos, um só Corpo Cósmico.

       A constante recordação do Bhávana cria em nossa mente uma base sintética de pensamento e ação, que torna sereno o nosso pensar, melhora a qualidade de nossos atos e nos transforma em pessoas mais calmas e tranquilas. O estudo da Ciência da Síntese contida no Bhagavad Gita é fundamental para a construção dessa base.
       Quem vê a Vida através da Luz da Unidade passa enxergar um mundo novo e fraterno, cujo fundamento é o Amor. Assim é que, quando olhamos para as pessoas que antes eram estranhas, indiferentes e até consideradas inimigas, passamos a vê-las como membros queridos da grande família humana, nascidos todos do casamento sagrado do Espírito Universal com a Energia do Amor.
        A mente que não é iluminada por essa luz não percebe os vínculos sagrados que unem todos os seres, formando uma grande família, cuja origem é divina.O Bhagavad Gita nos ensina que somente “vê de verdade quem que vê a Unidade e percebe tríplice e unitário funcionamento.”

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Conhecimento Sintético: a mais Bela Flor do Jardim da Sabedoria

      O Universo é um Ser Vivo de cuja natureza todos os seres fazem parte. Esta Natureza é vivificada e dirigida pela Energia Divina da Vida, que também se manifesta sob as forma de Conhecimento, Desejo, Ação e Síntese.
     Nos Seres Humanos, essa Energia Divina manifesta-se sob a forma das conhecidas faculdades do Conhecimento, do Desejo e da Ação. A Síntese destas três faculdades é executada pela quarta e suprema faculdade, ou seja, a Faculdade da Síntese.
    O Conhecimento, que é a inteligência ou poder de formar um juízo, compreende as seguintes variações: discriminação, memória ou poder de recordar, o discernimento, etc.
    O Desejo abarca as seguintes variações: desejo propriamente dito, gostos, vontade, devoção, etc. A Atividade (ação) é realizada através dos órgãos dos sentidos, do conhecimento e da ação. Toda ação é composta destes três elementos. A Síntese destes três é o que constitui o ato em si. Tudo isso revela a "Introdução ao Estudo do Bhagavad gita - R. Vasudeva Row).
     Os Conhecedores da Verdade também nos ensinam que, para perfeita execução dos atos, é fundamental o Conhecimento correto. Deixam claro também que o nosso conhecimento é limitado, visto que possui uma base separatista.
    Com efeito, todos imaginamos que a Vida é fragmentada e que todos os seres formam uma multiplicidade permanente e desigual. Essa categoria de conhecimento é parcial e limitada.O mais completo Conhecimento é o Sintético.
     Esta categoria de compreensão sintética “revela que todos os seres nasceram de dentro do Espirito Universal, que a tudo compenetra e a tudo sustenta, numa ordem constante e em vida eterna.”
     Demonstra, também, que “todos os seres, inferiores como superiores, participam de uma mesma vida e formam nos espaços infinitos um só corpo cósmico.”
     Quando nos aprofundamos no Conhecimento Sintético, a consequência é que reformulamos todos os nossos conceitos com base separatista. Esse tipo de saber, que constitui o principal fundamento dos atos necessários e legítimos, tem o poder de melhorar a qualidade dos nossos desejos e, em consequência, das nossas ações.
     O processo de reformulação dos conceitos para uma base sintética nos integra mais na Vida Universal, enfraquece a base egoísta que fragiliza as ações e nos confere um suave sentimento de fraternidade com todos os seres.
    O Bhagavad Gita, edição da Suddha Dharma Mandalam, que é a fonte de onde extraímos o conhecimento exposto neste artigo, contém uma exposição completa sobre o Conhecimento Sintético.
    É sumamente importante procurarmos acessar essa categoria de conhecimento, que tem o poder de mudar o sentido e a qualidade de nossa vida. O pouquinho que já consegui aprender transformou a minha vida.