sábado, 20 de agosto de 2011

Uma experiência com um dos Poderes do Coração


         O Coração tem poderes ilimitados e uma Sabedoria Infinita. Nele, mora o Mestre Divino, o Governante Interno e o Doador de todo bem. É uma Fonte inesgotável de Poder, Amor e bem-aventurança. O Reino de Deus mora nesse Santuário, onde estão guardados muitos mistérios, leis e revelações.
      Os Mestres da Sabedoria Universal revelaram a existência de cinco Poderes Específicos do Coração, chamados de Purushartas. O primeiro chama-se Dharma, que consiste na firme determinação de proteger todas as criaturas.  Quando esse poder se manifesta, passa a ser o principal propósito da vida de uma pessoa. O Segundo, Artha,caracteriza-se por uma resolução inabalável de conhecer Deus. O terceiro, Kama consiste numa determinação inabalável de Ser Feliz. A pessoa incorpora firmemente a ideía de que vai ser feliz e consegue porque essa resolução é um Poder de Deus manifestado no seu coração. O quarto poder, chama-se Moksha, que se caracteriza por um suave sentimento de liberdade, alcançado como fruto da observância das Leis Eternas. E, por último, Prapti, que é o próprio Encontro com o Objetivo desejado, nascido da realização benefíca do Amor.
    Não estou bem certo, porém imagino ter vivido uma experiência com Artha,o Poder que impulsiona uma pessoa a buscar perseverantemente o conhecimento de Deus. 
    Há 30 anos atrás, em um momento especial de minha vida, senti em meu coração que, na verdade, Deus é a Fonte de toda Felicidade. Depois disso, tomei uma decisão: "Vou conhecê-lo." Lancei-me, então, em busca desse Conhecimento. Essa busca intensificou as minhas experiências da vida, levando-me a passar por muitas tristezas, alegrias,sofrimentos,derrotas e vitórias. São as tempestades e calmarias naturais da vida.
     Esses ventos fortes e suaves sacudiram e empurraram-me prá lá e prá cá, fazendo-me passar por múltiplas experiências. Em todas elas,  nunca deixei de estudar o Bhagavad Gita, um Evangelho Universal que revela a Ciência Sintética do Absoluto. Esse maravilhoso livro demonstra, numa linguagem científica, que Deus verdadeiramente é o Amor e que esse Amor liga todas as coisas entre si e faz  morada no Santuário do Coração de todos os Seres.
    Algumas vezes, admirava-me o fato de que nunca deixava de estudá-lo, mesmo nas situações mais adversas. Chovesse ou fizesse Sol, acontecesse o que acontecesse, alegrias, tristezas, vitórias, derrotas,turbulências, calmarias, todas as manhãs, durante os últimos 30 anos, estava eu lá com o meu Livrinho Sagrado buscando conhecimento de Deus e recebendo um pouquinho de força, poder e consolação. Como tinha e ainda tenho  muita  dificuldade para compreender o verdadeiro significado do  Conhecimento, pelo menos esse Evangelho da Unidade  me segurava não permitindo que me aprofundasse ainda mais nas minhas próprias obscuridades. 
    Mais tarde,  vim a descobrir que a determinação inabalável de conhecer Deus, que pode se manifestar como graça em qualquer pessoa, é um dos cinco Poderes do Coração,conforme revela o Sanatana Dharma Dipika, um importante texto da doutrina da Sudha Dharma Mandalam.
   Como disse, não estou bem certo, porém imigino que fui contemplado com Artha, o poder-determinação de buscar o conhecimento de Deus. Sem ele, certamente não teria perseverado nessa busca que já tem 30 anos, ainda permanece, protege-me, ajuda-me e  me fez tanto bem.

     
  








quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Universo é Amoroso e Cooperativo

    Sempre tive muito  medo de viajar de avião. Por necessidade do trabalho, precisei, durante dois anos, ir toda semana para Brasília.
Antônio, um grande companheiro, era muito ciumento, mas o seu ciúme estava adormecido e ele nem se dava conta disso. Um dia  encontrou sua esposa, Joana,conversando com um seu amigo de infância e explodiu de ciúmes.  
    Cristina, uma ex-colega muito estimada,  não suportava barulho, mas teve que conviver, durante quase três anos, com a construção de um prédio na sua rua.
    Esses exemplos nos mostram que o Universo tem uma estratégia para mexer com cada um de nós e, com isso, impulsionar a nosso processo evolutivo. Vejam. Fui obrigado a viajar de avião por dois anos e o meu medo quase que acabou. O encontro de Joana com o seu amigo de infância despertou o ciúme de Antônio. Esse encontro desencadeou um processo de transformação das energias de ciúme  que estavam adormecidas nele. O barulho provocado pela construção do edifício, fez Cristina refletir que nem sempre se pode desfrutar das condições mais adequadas. Isso a fez melhorar a sua impaciência.
    O medo, o ciúme, a impaciência e outros sentimentos semelhantes correspondem a energias densas que estão adormecidas no nosso corpo e  que, enquanto não transmutadas, atrapalham o processo de harmonização com o Ser Divino que mora no Santuário do nosso Coração. Essas energias descontroladas impedem que  o Néctar do Amor Divino, que flui  do nosso coração, se irradie pelas artérias de nossa alma e a ilumine. Daí  a necessidade de sua transformação.
    O Universo, obediente à Lei Divina que comanda o processo de evolução, coopera proporcionando-nos experiências que, apesar de parecerem conflituosas, na verdade são cooperativas e amorosas, à medida que desencadeiam  processos de transmutação dessas energias para que possamos evoluir mais rapidamente.
   Se desenvolvermos um modo diferente de olhar a vida, perceberemos que todo o  funcionamento do Universo  é Amoroso e Cooperativo. Aceitar todas as experiências da Vida, portanto, é postura de Sabedoria, visto que elas concorrem para o nosso bem.