terça-feira, 28 de junho de 2011

O Universo humilha quem se exalta e exalta quem se humilha

O Universo funciona sob a regência de Leis Eternas, elaboradas pelo Criador em sua Infinita Inteligência, cuja finalidade é proteger todas as criaturas e, de forma especial, os seres humanos.
        Uma das Leis mais importantes da organização e funcionamento do Universo é a Lei da Unidade, segundo a qual “todos os seres, inferiores como superiores, participam de uma mesma Vida e formam, nos espaços infinitos, um só corpo cósmico”.
        Quando nos exaltamos, enaltecendo a nossa própria individualidade, estamos esquecidos da conexão que temos com a Grande Vida. Essa conduta egoísta reforça, em nossa mente, o conceito equivocado de que somos seres separados dos demais, ilhas perdidas no imenso oceano do Amor de Deus.
        Como todas as nossas riquezas, não só materiais como também intelectuais, culturais, artísticas, de beleza, de poder, de força e de qualquer outra natureza, pertencem ao próprio Universo, que nos elegeu como pequeninos pontos de expressão da sua Imensa Grandeza, a pessoa que se exalta viola a Lei da Unidade, que é a mesma Lei do Amor.
       Como consequência dessa violação, o Universo, manifestando a Misericórdia do Criador, providencia experiências de humilhação para que essa pessoa acorde do sono da ilusão da separatividade e vá percebendo aos poucos que “todos os seres nasceram de dentro do Espírito Universal, que a tudo compenetra e a tudo sustenta numa ordem constante e em vida eterna.
        Quando, compreendendo que somos pequeninas partes dessa Imensa Vida, nos humilhamos, esse gesto de humilhação  alinha-nos com a Força e a Grandeza do Universo e a consequência natural desse alinhamento é a nossa própria exaltação.
        Foi aplicando essa Conhecimento Divino que Jesus, o Sublime Mensageiro da Amor, lavou os pés de seus discípulos e ensinou, com exemplos e com palavras, que ”Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.”
        Não podemos esquecer que a Sabedoria faz parte da natureza intrínsica  de Deus e que somente poderemos  conquistá-la se, "amando-o de todo o coração, nos entregarmos totalmente a Ele.”



domingo, 19 de junho de 2011

O CAMINHO DO APEGO

       
       Os relacionamentos levam-nos, com frequência, a nos apegarmos a coisas e principalmente a pessoas. Precisamos ter cuidados com o Apego, porque ele pode criar-nos sérias dificuldades.
      O Apego(I) não é um estado de alma estático, mas dinâmico. Ele representa o Estágio I de um processo que tem o poder de provocar uma grave crise em nossa vida.
      Com efeito, quando ele aumenta, gera a Paixão(II), que também é dinâmica e representa o Estágio II do processo do apego. A Paixão, quando contrariada, gera a Ira(3), que é uma fase avançada da própria Paixão e corresponde ao Estágio III do processo. A Ira, que se manifesta sob a forma de violência, abala a estrutura de nossa alma e lança sobre ela uma onda de energia escura, que provoca a Perda Discernimento(IV). Esta Perda do Discernimento representa o Estágio IV do processo do apego.
     Com a Perda do Discernimento, esse processo evolui para o Estágio V, que é o Obscurecimento da Memória(V). Como consequência do Obscurecimento da Memória, o intelecto, que é a faculdade do discernimento e do conhecimento, se debilita. A Debilidade do Intelecto(VI) representa o Estágio VI, o último do processo.
    Como se vê, esse sentimento aparentemente inofensivo pode debilitar o nosso intelecto, colocando-nos sob o domínio de emoções perversas e destrutivas, capazes de causar um grande estrago e até destruir a nossa vida.
    Esta é lição que a Ciência Sagrada nos ensina: O Apego gera a Paixão. A Paixão gera a Ira. A Ira gera Perda do Discernimento. A Perda do Discernimento gera o Obscurecimento da Memória, que, por sua vez, gera a Debilidade do Intelecto.(Gita V,5-6).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

As fronteiras do desamor

          O amor de Deus compenetra tudo que existe. Embora as ilusões da matéria dificultem o reconhecimento da nossa natureza divina, todos nascemos do seio desse Amor!
          A Vida nascida desse Amor é uma Grande Unidade que não comporta fragmentação. Não é possível separar o que, por natureza, é inseparável. Sem perceber essa realidade divina, teimamos em construir fronteiras que somente servem para limitar a  compreensão e obscurecer o nosso discernimento.
         Nacionalidade, raça, cor, religião, ideologia, condição social e outras modalidades de fragmentação são fronteiras que limitam o amor! Toda divisão atenta contra a lei eterna da fraternidade universal. Todos os filhos da Vida são irmãos. Os seus corações estão eternamente ligados pelos laços sagrados do Amor!
         É chegado o tempo de uma nova compreensão! Todos os muros que separam precisam ser destruídos. É chegada a hora de reconhecermos que todos temos a mesma origem, destino e que o amor é a nossa nacionalidade, religião, ideologia, raça e condição social.
        Enquanto continuarmos  construindo fronteiras, não encontraremos a paz que tanto buscamos. O amor ao próximo é a ação que nos fará verdadeiramente felizes, longe da ilusão  da separatividade.
         Todo aquele que ama consegue ser feliz. Já é tempo de despertar do sono da ilusão separatista,  que divide  e faz sofrer.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Perdão e o Enfarte da Alma.

                   Todas as criaturas nasceram do Amor, alimentam-se Dele e vivem Nele. A Energia do Amor flui por todos os corpos, mantendo vivos e  ligados entre si os filhos da criação.
          Da mesma forma que o sangue flui pelas artérias do nosso corpo, levando a vida às suas células, essa energia misteriosa percorre silenciosamente as veias da nossa alma, transportando átomos de paz, alegria e felicidade.
          Da mesma forma que as artérias do nosso corpo podem ser obstruídas pelos resíduos de alguns alimentos, as veias da nossa alma podem ser obstruídas pelos resíduos das nossas mágoas ressentimentos.
         Quando não perdoamos, estamos deixando que resíduos dessas impurezas da alma estreitem e  até obstruam as suas artérias, reduzindo e impedindo  o fluxo da Energia do Amor.
        O nosso bem-estar, alegria, paz e felicidade são proporcionais aos níveis dessa Energia Sagrada nas artérias da nossa alma.
        O perdão é o remédio que a medicina do Ser prescreve para desobstrução das  artérias da alma. Sem ele, a nossa alma pode sofrer um enfarte.






sábado, 4 de junho de 2011

O Fogo do Conhecimento queima as Ilusões do Medo

          "O Espírito de Deus mora no Santuário do nosso Coração. Ele tem um Poder Glorioso e uma Sabedoria Infinita. É Eterno. Nada pode destruí-lo. As armas não o ferem. O fogo não o queima. A água não o molha. Nem o vento o  seca. Ele  é Eterno e imperecedouro. É impossível destruí-lo, mesmo quando o corpo físico é aniquilado."(Gita-XXI,15 e 16). 
         Todos nós, na verdade, somos esse Espírito Divino manifestado num corpo físico. Portanto, nada temos  a temer. Somos filhos queridos da Eternidade. A nossa natureza é eterna e o  nosso futuro glorioso. Não importa as dificuldades que tenhamos de enfrentar. Todas são passageiras. Só o Amor que mora em nosso Coração é eterno e imortal.  No seu devido tempo, a  Glória de Deus que se  manifestou no Sagrado Coração de Jesus, manifestar-se-á no santuário do coração de todos os seres.
         O medo é uma consequência da falta desse conhecimento. Deixemos que o fogo desse conhecimento divino  afaste  definitivamente de nossa vida os múltiplos  fantasmas do medo: da doença, da morte, da tribulação, da perseguição, do sofrimento, da decepção, da humilhação, das perdas... Onde houver medo, a ilusão, que faz sofrer, estará reinando. Afastemo-la definitivamente de nossa vida para  que possamos viver em paz.
          Essa Verdade sobre a nossa natureza eterna e sobre a presença de Deus em nosso coração também foi ensinada por Jesus no seu Evangelho Divino: “O Reino de Deus mora dentro de vós”. E por São Paulo: “Não sabeis que sois templos do Espírito Santo?
         O apóstolo Paulo certa vez perguntou: “Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?(Rm,35).  Seguindo essa linha de pensamento, podemos também perguntar: Se Deus está em nós, quem será contra nós?
         Que o Fogo desse Conhecimento Divino queime todas as Ilusões dos nossos Medos!