sábado, 28 de maio de 2011

Maezinha do Céu

        Na manhã de hoje, caminhava tranquilamente na Praia de Atalaia... Contemplava as ondas suaves do Mar abraçando as areias brancas da praia! Olhava com reverência para o nosso Irmão  Sol derramando os seus primeiros  raios de vida sobre uma cidade que começava o seu despertar!
        Neste cenário maravilhoso, enquanto caminhava, também meditava sobre o mistério da  Energia que dá Vida e dirige o Universo.
       Inesperadamenhte, brotou em meu coração a letra de uma música simples que cantava quando era criança na Igrejinha de Cristinápolis, minha Cidade Natal: "MÃEZINHA DO CÉU, EU NÃO SEI REZAR!  EU SÓ SEI DIZER: QUERO TE AMAR!  AZUL É TEU MANTO, BRANCO É TEU VÉU... MÃEZINHA,  EU QUERO TE VER LÁ CÉU."
      Parei de refletir. Viajei pela minha infância católica e comecei a cantar... Durante toda  a caminhada repetia essa pequenina oração.
      Meu coração se encheu de uma grande paz e nele cresceu a minha reverência pela Mãezinha do Céu! Supliquei-lhe que me ensinasse a rezar e lhe amar.
      Lembrando os  meus tempos de criança e refletindo sobre o mistério de Maria, a Divina Mãe de Jesus, conscientizei-me ainda mais que  a  Sabedoria sempre usa as vestes da Simplicidade.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Um exercício mágico para aprender a amar.

          Deus mora, de forma invisível,  no Santuário do Coração de todos os seres. Se estivermos conscientes dessa Verdade quando nos relacionarmos com as outras pessoas,  a nossa vida vai mudar.
         A lembrança frequente desse conhecimento ao realizarmos as nossas ações, colocar-nos-á  no caminho do Amor. Nesse caminho, encontraremos a paz e felicidade.
         Trata-se de um   exercício que  é tão simples quanto  profundo. Ele consiste no seguinte:
Quando nos  relacionarmos com as outras pessoas tenhamos sempre em  mente a Verdade de  que Deus mora misteriosamente no Santuário do seu Coração de cada uma delas."
         Deixemos os  preconceitos de lado. Façamos esse exercício e a simplicidade  nos mostrará a sua mágica transformadora.
         Ela nos provará, na prática, que agir consciente da presença de Deus no coração no nosso próximo muda a qualidade das nossas ações.
          Como resultado da mudança da qualidade das ações, nos transformaremos em pessoas mais  amorosas. E como fruto dessa mudança, encontraremos a paz e  felicidade a que tanto aspiramos.
         A nós que somos pequeninos, os Mestre da Verdade nos ensinam que a Sabedoria fez morada  na Casa da Simplicidade.









Prece ao Coração

Deus do Meu coração!
Minha luta na vida...
É para não te perder!

Desviado do teu caminho...
Pelos vendavais dos Desejos
Ou pelos afagos do prazer!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Palavras que trazem Paz e Felicidade

          O processo de evolução da Vida rege-se por leis sutis. Enquanto as leis elaboradas pelos homens para regular a conduta na sociedade são transitórias e mutáveis, aquelas que regulam o processo de transformação do mundo, criadas por Deus, são imutáveis e eternas.
          O cumprimento das leis jurídicas que regulam a vida em sociedade pode proporcionar uma convivência social relativamente pacífica, na medida em que orientam para o respeito aos direitos das outras pessoas.
          Já o cumprimento das leis que regem o processo de transformação do mundo proporciona paz e felicidade, já que elas têm o poder sutil de nos harmonizar com as energias que movem o funcionamento do Universo.
          As Leis Universais da Palavra, eternas e sutis, contidas nas revelações da Sabedoria dos Antigos, no Evangelho de Jesus, no Bhagavad Gita e em todas as Escrituras Sagradas, são as seguintes: “Uma linguagem inofensiva, verdadeira, doce e benéfica e o estudo continuado da Ciência Divina”.
          Não obstante as dificuldades naturais próprias do estágio de evolução em que nos encontramos, se nos esforçarmos para ajustar a nossa linguagem a essas Leis Eternas da Palavra, estaremos dando um grande passo para alcançar um estado de paz e felicidade.





sexta-feira, 13 de maio de 2011

As Energias da Vida e dos Alimentos

      O seres humanos funcionam movidos por três tipos de Energia sutil, que movimenta o processo do mundo e que está presente em todas as coisas materiais, no nosso corpo e também nos alimentos que ingerimos.
      A Energia Sátwica (pura e harmônica), que, em razão da sua pureza, benéfica e reveladora natureza, nos impulsiona para o conhecimento do processo de transformação  do mundo e para a conseqüente felicidade.
      A Energia Rajásica (instável e agitada), que nos impulsiona para execução de atos com apego aos seus frutos, e, por fim, a Energia Tamásica(de Inércia ou obscuridade), que conduz todas as pessoas para estados de irresponsabilidade, inércia e sono excessivo.
      Quando ingerimos alimentos Sátwicos, que são puros e harmônicos, trazemos para o nosso corpo a sua correspondente energia sátwica, de pureza e harmonia.
      Uma característica desses alimentos, é que eles são agradáveis, suculentos, oleosos, vitalizantes e de bom sabor. Eles também proporcionam alegria, aumentam a longevidade, a inteligência, a força física e a saúde.
      As frutas, os cereais integrais, as verduras, as leguminosas, o leite, o queijo e o mel são alguns desses alimentos de natureza pura e harmônica.
      Os alimentos Rajásicos são amargos, azedos, salgados, muito quente, picantes, irritantes ou cáusticos Eles fornecem preponderantemente a energia de instabilidade e Agitação. Outra característicva dos alimentos Rajásicos é que eles causam, entre outros males, dores, tristeza e enfermidades.
      Os alimentos Tamásicos são velhos, insípidos, decompostos e corrompidos. Eles enchem o nosso corpo da Energia da Inércia e da obscuridade, que,além de prejudicar a saúde do corpo, obscurece nosso discernimento.
      Essas energias sutis, que ainda não estão no Catálogo da Ciência Moderna, foram descobertas e reveladas pelos Grandes Mestres da Sabedoria antiga do Oriente.
      Observe o efeito delas no seu corpo e na sua mente e você poderá constatar que se trata se trata de uma revelação que tem o respaldo da Ciência da Realidade.