sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Suprema Transcendência é do tamanho do Coração.


      A Vida Universal está organizada em níveis de sutilidade. Os sentidos físicos são sutis, mais sutil que eles é a mente. Mais sutil que a mente é o intelecto e mais sutil que o intelecto é o Espírito Universal. De acordo com a lei da transcendência, as realidades mais sutis compenetram as menos sutis, sem ser por estas afetadas.
      O Espírito Universal é a Suprema Sutilidade. Todos os seres nasceram de dentro Dele, que tudo compenetra e sustenta, numa ordem constante e em vida eterna. Portanto, todos eles, inferiores como superiores, participam de uma mesma Vida e formam, nos espaços infinitos, um só corpo cósmico.
      Em razão da sua sutilidade, o Espírito Universal, que compenetra e dirige tudo que existe, não é afetado em nenhuma condição quando funciona dentro e fora dos seres criados.
      Essa Suprema Transcendência possui Inteligência Infinita e dirige a criação animada e inanimada. Embora inseparável em todos os seres, mora dentro de cada uma deles, parecendo separado.
      É a Fonte Infinita de toda Sabedoria. Nada escapa ao seu olhar amoroso. Todos os seres moram e se movem dentro da Sua Divina Presença. Ela a origem do Universo.
      Sua manifestação é o Amor. Você, eu, os animais, as plantas, o Sol, a Lua e todos os seres criados somos manifestação desse Supremo Mistério, que reside no centro mais profundo de cada criatura, impulsionando-a à evolução através da sua Divina Energia.
     Esse Supremo Mistério não prefere nem rejeita ninguém, visto que todas as criaturas nada mais são do que Sua Divina manifestação. É o Receptáculo de todas as atividades e aspirações e, ao mesmo tempo, é o Dispensador delas.
     Nem mesmo a Assembleia dos Seres Divinos, nem a Hierarquia dos Grandes Anjos e Arcanjos conhecem a grandeza de sua manifestação, visto que essa Divina Transcendência é a origem de todos esses Grandes Seres.
     Os Conhecedores da Verdade nos ensinam que, quando ultrapassarmos a ignorância da separatividade, obteremos a revelação de todos ensinamentos, os conhecidos e os ainda por conhecer.
     Esses Grandes Mestres, de quem bebemos os ensinamentos que aqui compartilhamos, nos dizem também que o conhecimento sintético tem o poder de abrir as portas do Céu e de nos permitir conhecer o Grande Segredo que está guardado no nosso próprio Coração. Nesse Santuário Sagrado, mora a Fonte Divina da inteligência, da Sabedoria, do Amor e da Bem-Aventurança.
      Aquele que antes era procurado nas alturas dos Céus, hoje pode ser encontrado e reverenciado no templo dos nossos próprios corações como o nosso Mestre Divino, Governante interno e o Doador de todo bem.
      Postado eternamente no altar dos nossos Corações, esse Divino Amigo é quem nos confere as virtudes da serenidade, do domínio dos sentidos, da austeridade, da clemência, da retidão, do conhecimento, do discernimento e da fé.
      É Ele também é quem nos dá coragem, capacidade organizadora, habilidade, poder, generosidade e todas as demais virtudes que tanto almejamos.
      Aquele que é a Plenitude de todas as Plenitudes, num gesto de amor infinito, fez-se pequenino, do tamanho do nosso coração, para que possamos compartilhar do seu infinito Amor.
      Como conhecimento significa também responsabilidade, não devemos nos esquecer que essa Divina Presença reflete-se no coração de todas as criaturas e que os nossos relacionamentos constituem uma oportunidade especial para que possamos reverenciá-La.











Nenhum comentário:

Postar um comentário