quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Poder na perspectiva da Unidade


      O Espírito Universal é a Fonte Única do Poder e da Energia que movimentam o processo de transformação do mundo. Nós, os filhos da Vida, somos os agentes da manifestação desse Poder e dessa Energia, que  fluem na razão direta do nosso grau de impessoalidade.
      Enquanto as paixões e os apegos humanos, que são manifestações do Ego, limitam e até obstruem o fluxo dessas Forças Divinas, a impessoalidade as atraí e expande.
     Aquele que é impessoal não prefere nem rejeita ninguém, porque compreende que “todos os seres nasceram de dentro do Espírito Universal, que a tudo compenetra e sustenta, numa ordem constante e em Vida Eterna.”
      A impessoalidade nada aborrece nem nada deseja, porquanto percebe que “todos os seres, inferiores como superiores, participam de uma mesma vida e formam, nos espaços infinitos, um só Corpo Cósmico.”
     O ser impessoal, compreendendo que todo o Poder emana do Espírito Universal, não se julga poderoso e humildemente se fortalece como simples agente de manifestação do Poder e das Energias da Vida.
     Aquele, porém, que, dominado pelos apegos e paixões, se julga poderoso, não passa de uma criatura frágil que, em razão da ignorância, está prestes a cair em algum dos precipícios da grande ilusão, que obscurece o discernimento da Unidade.
      Os apegos, como ensina o Bhagavad Gita, geram as paixões. As paixões dão origem à ira. Da ira surge a perda do discernimento. Daí o obscurecimento da memória. Como consequência de tudo isso, o intelecto se debilita e a queda é inevitável.
     Poderoso, portanto, é aquele que percebe que não tem poder e que se coloca como agente de expressão do poder e das energias  que o Espírito Universal manifesta. Por isso é que, no Bhagavad Gita, o Senhor diz: “Sou o vigor do poderoso, que está livre de paixões e apegos.”
      





Nenhum comentário:

Postar um comentário