terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Conhecimento Sintético: a mais Bela Flor do Jardim da Sabedoria

      O Universo é um Ser Vivo de cuja natureza todos os seres fazem parte. Esta Natureza é vivificada e dirigida pela Energia Divina da Vida, que também se manifesta sob as forma de Conhecimento, Desejo, Ação e Síntese.
     Nos Seres Humanos, essa Energia Divina manifesta-se sob a forma das conhecidas faculdades do Conhecimento, do Desejo e da Ação. A Síntese destas três faculdades é executada pela quarta e suprema faculdade, ou seja, a Faculdade da Síntese.
    O Conhecimento, que é a inteligência ou poder de formar um juízo, compreende as seguintes variações: discriminação, memória ou poder de recordar, o discernimento, etc.
    O Desejo abarca as seguintes variações: desejo propriamente dito, gostos, vontade, devoção, etc. A Atividade (ação) é realizada através dos órgãos dos sentidos, do conhecimento e da ação. Toda ação é composta destes três elementos. A Síntese destes três é o que constitui o ato em si. Tudo isso revela a "Introdução ao Estudo do Bhagavad gita - R. Vasudeva Row).
     Os Conhecedores da Verdade também nos ensinam que, para perfeita execução dos atos, é fundamental o Conhecimento correto. Deixam claro também que o nosso conhecimento é limitado, visto que possui uma base separatista.
    Com efeito, todos imaginamos que a Vida é fragmentada e que todos os seres formam uma multiplicidade permanente e desigual. Essa categoria de conhecimento é parcial e limitada.O mais completo Conhecimento é o Sintético.
     Esta categoria de compreensão sintética “revela que todos os seres nasceram de dentro do Espirito Universal, que a tudo compenetra e a tudo sustenta, numa ordem constante e em vida eterna.”
     Demonstra, também, que “todos os seres, inferiores como superiores, participam de uma mesma vida e formam nos espaços infinitos um só corpo cósmico.”
     Quando nos aprofundamos no Conhecimento Sintético, a consequência é que reformulamos todos os nossos conceitos com base separatista. Esse tipo de saber, que constitui o principal fundamento dos atos necessários e legítimos, tem o poder de melhorar a qualidade dos nossos desejos e, em consequência, das nossas ações.
     O processo de reformulação dos conceitos para uma base sintética nos integra mais na Vida Universal, enfraquece a base egoísta que fragiliza as ações e nos confere um suave sentimento de fraternidade com todos os seres.
    O Bhagavad Gita, edição da Suddha Dharma Mandalam, que é a fonte de onde extraímos o conhecimento exposto neste artigo, contém uma exposição completa sobre o Conhecimento Sintético.
    É sumamente importante procurarmos acessar essa categoria de conhecimento, que tem o poder de mudar o sentido e a qualidade de nossa vida. O pouquinho que já consegui aprender transformou a minha vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário