segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A METAMORFOSE DAS BANANAS

         Esta semana, um dos nossos vizinhos presenteou-nos com um cacho de bananas maduras, cultivadas no seu sítio. Como todo o cacho estava totalmente maduro, fui ao mercado Tales Ferraz, aqui em Aracaju (SE), onde comprei duas dúzias completamente verdes.
       Imaginava que essas bananas verdes fossem demorar uns três dias para amadurecerem. Qual não foi a minha surpresa! No dia seguinte, uma penca delas já havia mudado de cor. Estava em avançado processo de amadurecimento! Nunca antes havia prestado atenção ao amadurecimento das bananas!
        Fiquei a imaginar o milagre dessa singela metamorfose. As cascas das bananas, que num dia eram verdes, no seguinte estavam amarelas, os frutos, duros num dia e no outro, moles. Sem dúvida, algo misterioso ocorreu no interior dessas bananas! Um processo de transformação invisível concretizou-se! Não vi acontecer, mas, pelo resultado, tenho certeza que ocorreu.
        Quantas coisas maravilhosas ocorrem no dia a dia da vida e não prestamos atenção! Não vi o processo de transformação das bananas se realizando, mas tenho certeza que ele aconteceu, porque, no dia seguinte, vi o resultado: as cascas das bananas ficaram amarelas e os frutos amoleceram.
         Sentado à mesa para comer essa fruta, refleti! Quem mudou a cor das cascas das nossas bananas? Quem amoleceu os frutos delas de um dia para outro?  Quem fez tudo isso, na minha presença e eu não vi?
       Não contemplei o semblante de Deus, mas tenho certeza que Ele, invisível e onipresente, foi quem realizou aquela obra de transformação? Quem mais, a não ser  Ele, poderia ter amadurecido as minhas bananas?
       Deus está em nós, perto de nós e em todo lugar, realizando a sua obra e não O percebemos. A sua Simplicidade nos confunde e desconcerta. Estamos sempre focados em coisas aparentemente grandes e importantes, e não percebemos as maravilhas da Ação Divina conduzindo amorosamente os processos da vida.
       Quantas lições Deus nos propicia a todo momento e não prestamos atenção. Nunca havia ficado atento a esse maravilhoso ensino que a simplicidade da vida oferece. Neles, sem dúvida,o milagre natural é onipresença misteriosa de Deus fazendo nascer, crescer, amadurecer, dar frutos e transformar todas as coisas.
      Sem dúvida, a Vida é o maior de todos os Mestres. Nela reina silenciosamente o Amor que nos oferece, a todo instante, grandes ensinamentos. Veja-se, por exemplo, o papel desempenhado pelos alimentos no ciclo da vida. Eles transportam, no seu interior, as Energias Divinas que nos permitem viver e, para isso, consomem-se num maravilhoso gesto de amor!
     Com esta experiência, aprendi uma grande lição. Se olharmos o movimento da vida com atenção e simplicidade, acessaremos o mais elevado conhecimento, que reflete o maravilhosos funcionamento da Unidade na Multiplicidade.
































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário