terça-feira, 22 de novembro de 2011

As Leis de funcionamento do Ser Humano

        O ser humano é um Universo em miniatura, tanto na sua estrutura interna como nas Leis do seu Funcionamento. Se quisermos ter um bom desempenho na vida, devemos procurar conhecer profundamente esse microcosmo. Neste artigo, vamos fazer uma abordagem sucinta sobre esse tema.
       O homem é formado de Espírito, Matéria e Energia. A Energia é matéria em movimento e a Matéria é energia condensada. O corpo humano é uma estrutura material e a Energia é a força que a põe em funcionamento.
      O Espírito Universal, que é o Grande Fundamento de toda Criação e a base sobre a qual se sustenta a Vida, criou, dentro Dele mesmo, o Ser Humano, que funciona movido pela Energia Universal.
      Embora inseparável entre todos os seres, esse Espírito Universal funciona dentro de cada criatura, no Santuário do Coração, parecendo separado. Isso por força da sua transcendência ou elevadíssimo grau de sutilidade. Ele reside, pois, dentro de todos os seres, impulsionando-os à perfeição no processo da Vida por meio da Energia.
       A Energia Universal, que põe em funcionamento esse pequeno mundo chamado homem, apresenta-se sob a forma de Conhecimento, Desejo, Ação e Síntese. Para que o ser humano possa desempenhar-se bem na vida , ele precisa conhecer essas Leis de Funcionamento.
      O Conhecimento apresenta-se sob três modalidades. A primeira e mais elevada, é o Conhecimento Sintético, que reconhece a constante Unidade de todos os Seres ou o Único e Indiviso Espírito Universal na multiplicidade das criaturas.
      A segunda, é o Conhecimento Múltiplo, que, em todos os seres, vê unicamente a multiplicidade variada, como algo permanente e desigual. E a terceira e última, é o Conhecimento Obscuro, que julga que o processo do mundo e suas mudanças não têm nenhum objetivo nem propósito.
      Como o conhecimento é a principal base de toda ação, aqueles que não alcançam o Conhecimento correto não conseguem desempenhar-se bem no processo da vida.
     O Desejo, por sua vez, precisa estar em harmonia com o Conhecimento Sintético para que possa funcionar como uma energia harmônica. Quando isso não acontece, ele conduz o ser humano a ações desequilibradas, que produzem frutos amargos.
     A Ação precisa ser necessária e, ao mesmo tempo, executada sem desejar o seu fruto, desapegadamente, sem afeto nem aversão.
      Quando essas três faculdades humanas, conhecimento, desejo e ação, funcionam de forma independente e desarmônica, o homem não consegue ser feliz nem realizar ações corretas. O ideal a alcançar é um funcionamento unificado ou sintético. A faculdade da Síntese é a responsável por esse tipo de funcionamento.
      O Bhagavad Gita, edição da Suddha Dharma Mandalam, com 26 Capítulos, em cuja fonte bebemos o conhecimento aqui exposto, apresenta, em detalhes, as Leis Universais relativas ao Conhecimento, ao Desejo, à Ação e à Síntese. O estudo dessa matéria representa uma importante contribuição para que possamos nos desempenhar melhor no complexo processo do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário