domingo, 2 de outubro de 2011

O Caminho do Meio e as nossas ações.


       Na vida sempre estamos realizando algum tipo de ato. Ninguém pode deixar de agir, mesmo que deseje. Se alguém, equivocadamente, decidir por não praticar mais qualquer tipo de ação, esse seu propósito não se cumprirá. A sua própria natureza o impelirá a agir, mesmo contra sua vontade. Todos os seres carregam em suas entranhas as Energias Sagradas da Evolução que inevitavelmente os conduzirão a um futuro de felicidade plena.
      Quando vamos realizar algum tipo de ação, sempre temos em vista a natureza do seu resultado. Geralmente, classificamos os resultados de nossas ações como agradável, desagradável ou misto. O tipo de resultado que vislumbramos, quase sempre exerce uma forte influência sobre a nossa decisão de executar ou não o referido ato. Se vislumbramos que o resultado vai nos agradar, vamos em frente e praticamos a ação. Quando, ao contrário, imaginamos que o resultado vai ser desagradável, desistimos dela.
        Não devemos nos deixar influenciar por esses aspectos superficiais dos resultados dos atos visto que, por estarem situados no nível dos nossos sentidos físicos, não permitem uma visão completa do verdadeiro resultado da ação. Eles funcionam como uma fumaça que impede a visão plena fogo.
       Portanto, ao realizarmos qualquer tipo de ação, devemos levar em consideração apenas a sua necessidade. Se a ação for realmente necessária, devemos implementá-la porque certamente o seu resultado será bom para a nossa vida. Devemos nos lembrar que o bom nem sempre é o agradável, assim como o agradável nem sempre é o bom. De igual modo, devemos discernir que o desagradável nem sempre é ruim.
       Muitas coisas agradáveis trazem nas suas entranhas semente de muita dor e sofrimento, da mesma forma que muitas coisas desagradáveis são fontes de alegria e felicidade. Devemos, portanto, evitar os extremos, seguindo o Caminho Meio, que nos aponta para a ação que verdadeiramente é necessária, que é aquela que temos o dever de realizar.
       Sábio é aquele realiza as ações necessárias e não está apegado aos seus frutos. Sem o cumprimento das ações necessárias, o curso de nossa vida no processo evolucionário do mundo nunca será totalmente cumprido. Pela realização dessas ações, Deus nos nos concede muitas bênçãos.
     Tudo isso é o que nos ensina  o Bhagavad Gita, a Sublime Canção do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário