terça-feira, 26 de julho de 2011

Vivendo e aprendendo

     No dia a dia da vida, muitas vezes somos levados, de forma irresistível, a cometer faltas, mesmo sem desejar. A dinâmica dos relacionamentos nos coloca diante dessa realidade humana. Quando nos damos conta, já fizemos algo errado, de que nos arrependemos profundamente. Isso acontece, via de regra, com todas as pessoas, até com aquelas consideradas altamente equilibradas.
     A experiência do erro tem uma função pedagógica em nossa vida à medida que nos leva à reflexão. O ato de refletir, por sua vez, projeta a luz da nossa consciência sobre a ação equivocada de forma a iluminar-lhe a estrutura, levando-nos um aprendizado.
     Embora a consequência dos erros seja a dor e sofrimento, errar é algo natural, que também gera aprendizado e crescimento. Por outro lado, as ações necessária e corretas produzem como resultado a iluminação da consciência, a harmonia e, ainda, atraem bênçãos para quem as executa.
      Apesar dessas diferenças dos resultados, ambos, acertos e faltas, são duas realidades inafastáveis da nossa vida e que, por meios diferentes,  a edificam. Portanto, precisamos acolhê-los com naturalidade.
     Portanto, não é necessário ficarmos o tempo todo nos culpando ou culpando os outros por uma realidade  que é natural na dinâmica da vida. Vamos extrair dos nossos erros os seus ensinamentos e, com isso, aperfeiçoar a qualidade das nossas ações.
Vivendo e aprendendo...





Nenhum comentário:

Postar um comentário