terça-feira, 12 de julho de 2011

A Obesidade Mental e as Tecnologias da Vida

Os Setores Especializados da Medicina do Corpo Físico têm advertido, com muita frequência, sobre os riscos da obesidade. O excesso de alimentos associado à má qualidade deles gera abundância de gordura e enfermidades. Sem dúvida, esse é um grave problema que grande parte da população enfrenta.
          Já os Especialistas da Medicina da Alma não têm dado muita atenção para os graves problemas decorrentes da obesidade mental. Tal como o corpo físico, a nossa mente também está recebendo alimentos em excesso e de má qualidade.Chegam a ela, por intermédio dos cinco sentidos físicos, especialmente os olhos e ouvidos.
          Os avanços da tecnologia têm concorrido grandemente para esse grave problema. Graças a esses avanços, a nossa mente vive permanentemente sobrecarregada. Se estamos em casa, no carro, nos consultórios, nas salas de espera, nos bares e restaurantes, nas estações rodoviárias, aeroportos, onde quer que estejamos, existe um televisor, iPhone, iPad, iPod, Celular, Internet ou um aparelho de som  a fornecer incessantemente alimentos desnecessários para nossa mente, que não tem tempo nem oportunidade de processar tantas imagens, vozes, sons e informações.
           Assim sobrecarregada, ela perde a serenidade necessária para refletir sobre os problemas do dia-a-dia. Isso em razão do emaranhado de informações, imagens,  emoções e pensamentos confusos, que sempre se encontram em estado de permanente conflito. Fica, assim, incapacitada de exercer, com eficiência, o seu importante papel no processo da vida.
          Sem tempo nem espaço para processar e digerir o excesso de alimentos desnecessários e indigestos, a mente experimenta, à noite quando vamos dormir, uma grande dificuldade de repousar. É o peso da obesidade. É a insônia... Depois, vem o cansanço... A Irritação. A falta de paz... A Infelicidade.
          Para ter tranquilidade e paz, precisamos de serenidade de pensamento. Isso não será possível, enquanto continuarmos sofrendo de obesidade mental. Da mesma forma que uma tartaruga recolhe os seus membros dentro si, devemos retirar os nossos olhos, ouvidos e os demais sentidos físicos de tudo aquilo que fornece imagens, sons e estímulos que não têm utilidade para a nossa vida.
          Quando se retira os sentidos dos objetos que produzem sensação, a mente se estabiliza. Essa é uma importante Lei do Universo. Para não ter insônidas e  conquistar paz e tranquilidade, precisarmos nos livrar da obesidade mental. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário