domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Perdão é um gesto de sabedoria

Os relacionamentos humanos são as grandes ferramentas da Evolução. É através deles que experimentamos o prazer e a dor, a alegria e a tristeza, a vitória e a derrota, o ganho e a perda e todas as dualidades. É através deles que crescemos em consciência, amor e sabedoria.

Invarialmente, a Vida Universal sempre coloca alguém no nosso caminho para alfinetar a nossa sensibilidade, contrariar os nossos desejos, mexer com os nossos apegos, atacar as nossas paixões, enfim, tirar a nossa "paz".Essa dinâmica da Vida nos conduz para a verdadeira felicidade e nós nem percebemos. Se prestarmos bem atenção, vamos perceber que não são as outras pessoas que nos fazem sofrer.

O nosso sofrimento vem de algo que está dentro de nós mesmos: desejos descontrolados, apegos a pessoas, bens, imagem, prestígio, paixões desenfreadas, sensibilidade a flor da pele, ambição, ganância e outros sentimentos negativos.

Tomemos esse exemplo. Se alguém chamar várias pessoas de "hipócrita", cada uma delas vai reagir de uma forma diferente. Essa palavra poderá ser um terremoto na vida de algumas e não representar nenhuma ofensa para outras. Se isso é verdade e sabemos que sim, o sofrimento não vem da palavra hipócrita, porém da grau de sensibilidade de cada pessoa, do seu conhecimento e dos seus valores.

O que vem de fora na verdade não nos atinge. É apenas um estímulo externo que serve para despertar as energias negativas que estavam adormecidas.

Para que serve conservar toneladas de inveja, ciúme, ódio, apegos, maus desejos e outros sentimentos negativos dentro do nosso corpo? Eles impedem a nossa felicidade.

Quando alguém, por exemplo, mexe com o nosso ciúme, reagimos imediata e descontroladamente, fazendo alguma besteira. Essa reação descontrolada, geralmente nos leva a um sofrimento, que nos leva a uma reflexão, que nos leva a algum conhecimento e que nos leva a melhorar.

Os relacionamentos, portanto, funcionam como ferramentas da Vida Universal utilizadas para realizar o grande trabalho de purificação das impurezas que nos impedem de perceber, sentir e usufruir a Energia do Amor Divino, a fonte eterna da verdadeira felicidade.

O perdão, portanto, é um gesto de sabedoria. Aquela pessoa que tanto nos magoou na verdade está, mesmo sem saber, fazendo algo semelhante ao que faz um cirurgião quando mexe naquela ferida do corpo que nos incomoda.

Se compreendermos bem essa dinâmica da Vida Universal, seremos muito mais felizes. Nem precisaremos perdoar. Na verdade, não há o que perdoar. É necessário apenas entender. Enquanto o entendimento não vier, perdoemos a nós mesmos, porque, como ensina o grande Francisco de Assis, "é perdoando que se é perdoado."

2 comentários:

  1. Simplesmente fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Luciane disse... Ola Dr. Renato... ao ler esse testo, conseguir entender de forma bem concreta o significado do perdão. E a pouco foi surgindo em meu coração uma vontade imensa de começar a trabalhar isso em minha vida. Amei cada palavra que o testo fala. Um forme abraço e não irei deixar de te acompanhar...
    Luciane Cunha
    lucianecunha31@hotmail.com

    15 de abril de 2011 08:45

    ResponderExcluir