quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O papel do desejo em nossa vida


O desejo é uma poderosa Energia da Vida Universal, que nos conduz a viver as experiências impulsionadoras do nosso aperfeiçoamento. Ele desempenha um papel importante no esquema geral da evolução humana.

Essa energia-força quase sempre nos impulsiona a realizar as ações sem permitir que tenhamos uma visão clara dos resultados. Isso ocorre porque ela, que é de natureza obscura, irradia sua obscuridade para a nossa mente turvando a sua percepção e impedindo que vislumbremos os detalhes do caminho por onde quer nos levar.

Diz-se que o desejo é míope e que o seu mundo é feito de escuridão e obscuridade. Essa sua natureza obscura impede que a luz do conhecimento ilumine os caminhos que nos levam a realizar ações mais mais justas e legítimas. É por isso que não devemos viver completamente entregues aos nossos desejos. Muitas das experiências a que ele nos arrasta vêm mesclada de dor e sofrimento. Ademais, os desejos são, por sua própria natureza, insaciáveis.

Veja-se como um desejo nos leva a experiência de evolução. Imaginemos que uma pessoa amiga nossa possua um desejo irresistível de comprar coisas, de consumir. Impulsionada por ele, vai ao Shopping e compra à vontade.
Quando retorna para casa, começa a fazer suas contas! Percebe que estourou o seu cartão crédito, enfim, que entrou numa fria. Começa, então, a preocupar-se! Mergulha num grande sofrimento! Pensa! Tenho um nome a zelar! Nunca gostaria de ver meu nome no Serviço de Proteção ao crédito - SPC. Como me sair dessa? Meu Deus me socorra!

Estabeleceu-se, assim, uma relação de conflito entre o forte desejo de consumo que essa pessoa carrega dentro de si e o sofrimento que a realização dele causou. É exatamente esse contraponto que gera o conhecimento e faz a pessoa evoluir e crescer em consciência.

E dessa maneira que, no processo natural, a humanidade evolui, impulsionada por múltiplos e diferentes desejos. Portanto, a energia do desejo constitui-se numa importante ferramente que a Vida Universal utiliza para conduzir o processo evolutivo. Não devemos esquecer, porém, que a busca da evolução unicamente pelo caminho do desejo proporciona também muito sofrimento.

A vida Universal também disponibiliza para nós a possibilidade de evoluir pelo caminho do conhecimento das leis que regem o processo evolutivo. Esse é um caminho de luz e claridade que proporciona a transcendência sobre os obstáculos da vida através da compreensão.

O conhecimento é a melhor ferramenta para vencermos os obstáculos que encontramos no nosso processo evolutivo. Constitui-se numa senda de paz e tranquilidade. Diferente, portanto, do caminho do desejo que é maracado por grandes turbulências, visto que a energia do desejo é, por sua natureza, inquieta e traquina. Ela quase sempre nos impulsiona ao movimento e à ação obscura, que muitas das vezes prejudicam a nossa paz e tranqüilidade.

Veja-se, neste exemplo, como o conhecimento age para transformar a turbulenta energia do desejo.Imaginemos que uma pessoa, na véspera do terremoto que destruiu o Haiti, estivesse completamente decidida a viajar para aquele país. Não queria esperar mais de forma nenhuma. Por mais que os seus parentes insistissem, ela não cedia, o seu desejo de ir logo para o Haiti era muito forte. Viajaria de qualquer forma.

No dia seguinte, soube do terremoto. Obviamente desistiu da viagem. O conhecimento dessa tragédia, ao encontrar-se com o desejo de viajar, transformou-o completamente. Ficou tranqüila e até agradeceu a Deus por não ter viajado.

O conhecimento é uma poderosa energia da vida universal que tem a natureza da luz. Ele tem o poder de transformar a energia do desejo na sua própria energia. Quando o conhecimento se encontra com o desejo, abraçam-se ternamente e se fundem em um só. O que antes era força e movimento passou a ser consciência. Aquela energia inquieta de movimento, de traquinice, se transforma numa luz serena, que traz paz e tranqüilidade.

Não há nada no processo do mundo que transforme e purifique tanto quanto o verdadeiro conhecimento. Da mesma forma que uma fogueira transforma em cinzas a lenha seca que é colocada sobre suas chamas, o conhecimento verdadeiro transforma a impureza de todos os nossos apegos, fazendo-nos criaturas mais desapegadas e felizes.

Segundo o Bhagavad Gita, esse maravilhoso Evangelho Universal, “O verdadeiro conhecimento é aquele que revela a natureza do nosso corpo e do Espírito e a sua ação recíproca.”
Aracaju, 18 de fevereiro de 2010
Renato Sampaio

Um comentário:

  1. Somos seres desejantes. Por isso caminhamos. Da qualidade deles advém nosso nirvana ou calvário, pois a possibilidade deles se tornarem ralidade não depende unicamente de nós...

    ResponderExcluir