sábado, 30 de janeiro de 2010

Deixe a Vida lhe levar

"É duro suportar o chefe! Ele é chato, autoritário, duro e insensível. Somente o suporto porque preciso do emprego. Se não fosse isso, já teria caído fora."

É muito comum encontrarmos obstáculos na vida. É o chefe, o vizinho, o colega, o trabalho, o estudo e por aí afora. Muitas pessoas imaginam que a fuga é a solução definitiva para os problemas que enfrentam.

Será que isso é verdade? Penso que não. Não devemos fugir das experiências porque elas são o combustível da nossa evolução, mesmo que sejam desagradáveis. Nada ocorre por acaso. Tudo tem um sentido.

As experiências contribuem para o nosso crescimento como ser humano, agregando conhecimento e nos tornando pessoas mais dóceis. Elas nos ensinam a conviver com as diferenças e a ser mais flexíveis e humildes.

A Vida é a nossa grande educadora. Não devemos fugir das experiências que ela proporciona. Se o fizermos, outras iguais ou piores virão. Portanto, fugir do seu chefe sem aprender com ele as lições que a Vida quer ensinar, não resolve o problema.

Como a Grande Educadora, a Vida Universal trabalha para moldar a nossa personalidade, proporcionando-nos experiências que servem para destruir as paixões egocêntricas. São essas paixões que obstruem as veias de nossa alma e impedem que por elas circule a Energia
Universal do Amor, fonte eterna da verdadeira felicidade.

Temperamento forte, orgulho, vaidade e outras formas de dureza de coração somente servem para isolar a personalidade dificultando a comunhão com a Grande Vida, que transforma, edifica e proporciona alegria, paz e felicidade.

É por isso que a fuga das experiências é um grande equívoco. Enfrentemo-las com resignação. Não sejamos durões e resistentes, mas flexíveis e humildes! A Vida é tão amorosa quanto poderosa. O seu poder é inexorável. É inútil resistir. Aprendamos com o coqueiro, cuja flexibilidade impede que seja derrubado pelo vento.

Se prestarmos bem atenção, as chatices do chefe e outros obstáculos que enfrentamos sempre apontam para coisas que, em nós mesmos , precisam ser mudadas. É por isso que a Vida Universal não nos deixará em paz enquanto não mudarmos o que tiver de ser mudado. Como Mãe Amorosa, Ela não permite que as veias de nossa alma continuem obstruídas pelos mesmos defeitos de sempre, que impedem o gozo da verdadeira felicidade.

Tudo que devemos fazer é seguir a lição de Zeca Pagodinho:"Deixar a Vida nos levar", cumprindo sempre os nossos deveres e fazendo tudo da melhor forma que pudermos."

3 comentários:

  1. Texto de conteúdo bastante enriquecedor.

    Difícil é acolher o direcionamento que o Universo dar as nossas vidas quando estamos fixados na conquista dos nossos objetos.

    Ceder aos vento como um coqueiro é tarefa nada fácil. Como se entregar sem ser fraco?!

    "Os apegos obscurecem nosso discernimento"

    ResponderExcluir
  2. Dr. Renato,
    que bom que o senhor incluiu meu nome em seu mailling e me enviou o link de seu blog.
    Os textos estão muito bem escritos e nos levam a reflexões interessantíssimas; a exemplo deste que acabo de ler. Parabéns!
    Um forte abraço,
    Robert Batalha

    ResponderExcluir
  3. A observância desses conceitos certamente contribuirá para o exercício e proveitos da paz, do equilíbrio e da felicidade.
    Um abraço,
    Ricardo Góis

    ResponderExcluir