segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Conhecimento Sintético


Os equívocos de nossas ações têm como causa básica a visão fragmentada que temos da vida.
Essa visão limitada nos coloca num suposto universo repleto de seres isolados, sem nenhuma conexão.
Quando realizamos ações dentro de uma perspectiva de isolamento como essa, obviamente estamos mais expostos a erros, porque agimos sem uma consciência dos vínculos que nos unem às demais criaturas. Os conceitos que formamos a partir dessa perspectiva carregam o estigma da separatividade.
As limitações desse tipo de visão separatista somente são eliminadas com o Conhecimento Sintético que nos permite compreender que tudo que existe no universo nasceu do Amor Divino e está intimamente ligado entre si pelos vinculos sagrados desse mesmo Amor. O Conhecimento Sintético tem o poder de alterar profundamente a qualidade de nossas ações.

Esse conhecimento nos revela que os corações de todas as criaturas estão unidos entre si pelos laços sagrados do Amor Divino.
Quando os nossos atos são iluminados com a luz do conhecimento sintético, descortina-se diante de nós uma doce perspectiva de fraternidade universal, que nos inspira a realizar ações mais amorosas,conscientes e responsáveis.
Praticar açãos sem levar em contra esse conhecimento, é agir na escuridão, sem enxergar os laços sagrados que nos unem aos nossos irmãos. O resultado é o erro e ignorância.

O objetivo a alcançar é o conhecimento sintético. O fogo desse conhecimento consome a impureza do apego de todas as ações. Não existe nada na vida que purifique tanto quanto esse Conhecimento que está exposto magnificamente no Srimad Bhagavad Gita e no Bhávana ou Conceito da Unidade que se transcreve a seguir:
"TODOS OS SERES NASCERAM DE DENTRO DA VIDA UNIVERSAL, QUE TUDO COMPENETRA E TUDO SUSTENTA, NUMA ORDEM CONSTANTE E EM VIDA ETERNA.
PORTANTO, TODOS OS SERES, INFERIORES COMO SUPERIORES, PARTICIPAM DE UMA MESMA VIDA E FORMAM, NOS ESPAÇOS INFINITOS, UM SÓ CORPO CÓSMICO".

2 comentários:

  1. A julgar pelo texto de estreia, este blog promete :)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato, gostei de conhecer seu Blog e ver a beleza do pensar que você assume e partilha com quem estiver interessado.Escrevi a você três vezes no email "hotmail", conforme voc~e me passou em João Pessoa, mas não obtive respostas.
    Um abraço
    Ana Baiana
    Biodança - Florianópolis

    ResponderExcluir